Secretarias de Saúde e Educação criam concurso sobre alimentação saudável

Esther Kremer

A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, de Rio Azul para estimular a alimentação saudável nas escolas está dando certo. Além de atividades com os alunos, foi desenvolvido o 1º Concurso de Vídeos Relativos à Qualidade de Vida, com o objetivo de estimular as atitudes saudáveis no ambiente familiar e escolar.


O concurso consiste em as crianças produzirem vídeos, com a participação obrigatória de algum responsável, em um tempo máximo de 30 segundos. O assunto deverá ser sobre as práticas saudáveis de alimentação ou atividade física. Os vídeos são postados na página do Facebook da Secretaria de Saúde e o vídeo com mais curtidas, será o vencedor.


O período de votação é entre os dias 18 e 26 de março. O vencedor será divulgado no dia 30 de março, às 19h, em uma live no Facebook da Secretaria de Educação, onde participará do momento. A premiação não foi divulgada, será uma surpresa.


A secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak, explica que o mês de março é um mês voltado para o cuidado com a saúde. “Eu sempre falo que quando a gente ensina uma criança, temos certeza que não é apenas ela que aprende. Então, porque não unir as práticas saudáveis com coisas que as crianças gostam? Que é a internet e a gravação de vídeos”.

A secretária de Educação do município, Adriana Rymsza, comenta que no currículo escolar já existe o tema da alimentação saudável. “É algo que já existe, mas que nós potencializamos, agora, com o concurso. As crianças chegam em casa e plantam a semente, falando para comer mais frutas, verduras, fazer a atividade e então entra o concurso”, disse.


Ainda, Adriana falou sobre o envolvimento da família e disse que “é muito bonito ver todo esse envolvimento, essa mudança de hábito que pode estar acontecendo por causa desta ação”.


Cristiana também comentou sobre a parceria entre as Secretarias. “Eu também sempre digo, ‘quer mudar o mundo? Comece pelas crianças’ e nós sempre somos muito parceiros. Somos uma gestão em que um ajuda o outro e trabalhamos em prol da população. Se queremos uma saúde de qualidade, precisamos fazer isto, promoções da saúde, a prevenção às doenças”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.