Teixeira Soares realiza trabalho em conjunto de coleta de pneus

O motivo da ação é prevenir criadouros de mosquitos Aedes Aegypti

No início de maio foram coletados e encaminhados para destinação final um total de 212 pneus, em Teixeira Soares. O objetivo do recolhimento dos pneus é combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho foi realizado nas borracharias do município e pontos estratégicos.

A operação da Secretaria de Saúde de Teixeira Soares tem como finalidade conscientizar e orientar a população para eliminação de possíveis focos do mosquito. As ações foram feitas pelas Secretarias Municipal de Saúde e Setor de Endemia em conjunto com a Empresa JF Pneus – recapadora, do município de Piraquara/Pr, que atualmente faz a coleta destes produtos que são encaminhados para destinação final.

Amauri Klossowski, secretário de Saúde, destaca a importância da ação. Segundo o secretário, o objetivo da coleta visa a saúde coletiva da população. Participaram da ação: Claudinei Ruppel – coordenador municipal de Endemias; André Cruz – agente de Endemias; Gesiany Rosa  e Eloise Martins, ambas também agentes de Endemias.

Os principais criadouros do mosquito são os pneus estocados em locais inapropriados ou descartados de forma errada. O que resulta em criadouros de mosquitos Aedes Aegypti e causa danos ao meio ambiente. Os pneus demoram em média 600 anos para se decomporem na natureza.