Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher estará em Rio Azul até 13 de outubro

Esther Kremer

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, projeto de uma parceria entre o SESC (Serviço Social do Comércio) e a Prefeitura Municipal de Rio Azul, estará na cidade até o dia 13 de outubro, realizando exames de preventivo em todas as mulheres. O caminhão, transformado em um consultório móvel de ginecologista, que carrega a unidade itinerante está localizado na Praça da Rodoviária. O principal objetivo é promover a saúde das mulheres por meio da realização de exames preventivos e da disseminação de informações sobre cuidados e prevenção.

Rio Azul é o 54º município do Paraná a receber a unidade e tornar mais acessíveis os exames de Preventivo (Papanicolau) e Mamografia, dois procedimentos importantes para a prevenção e detecção precoce de doenças, é o principal motivo de a Secretaria de Saúde ter feito o pedido. Além disso, a equipe presente na unidade é focada na humanização dos atendimentos e cuidados com todas as pacientes.

A secretária de Saúde de Rio Azul, Cristiana Schvaidak, falou sobre a chegada da unidade no município e o quanto o trabalho vai fortalecer a saúde. “É um dia muito especial ter esta unidade móvel no município. É uma grande novidade, pois as mulheres precisavam fazer os exames em Irati ou em Campo Largo e, agora, por 30 dias, podem fazer na cidade mesmo”, comenta.

Ainda, a secretária explica que ainda há vagas para as mulheres que desejam realizar os exames. “Durante 30 dias antes da chegada da unidade nós trabalhamos com os agendamentos, fizemos um grande movimento e alguma mulher ainda não agendou, ela pode procurar a unidade na Praça da Rodoviária e marcar o seu atendimento”.

O diretor da divisão de Esportes, Lazer e Saúde do Sesc Paraná, Marcos Vinicius de Mello, esteve presente na cerimônia de abertura e falou sobre a importância do projeto. “O Sesc trabalha com cinco programas de atividades, cultura, educação, social, lazer e saúde. Na saúde, trabalhamos muito com o preventivo, quanto mais cedo detectar um problema, a chance de cura é muito maior. Desde que começamos, 56 municípios foram atendidos e pudemos trabalhar forte com a prevenção”, explica.

O gerente executivo do Sesc União da Vitória, Jonathan Henrique Beber, falou sobre o impacto da qualidade de vida da população. “A qualidade de vida da população é medida de acordo com a atividade física, exames preventivos, atividades de lazer, enfim, a atividade física é fundamental. A população de Rio Azul, tendo acesso aos exames, vai ser muito importante, pois se acusar algo nestes exames, será mais rápido o tratamento”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.