O natal dos poloneses

Nelsi Antonia Pabis

Na Polônia, terra dos nossos antepassados, devido à grande religiosidade cristã, o Natal e a Páscoa assumem um significado muito especial e são altamente comemorados. O Natal é a festa da família, da confraternização, do amor, da alegria, da renovação, do encantamento, do perdão. É a comemoração do nascimento de Cristo que veio para nos salvar.
Árvores ornamentadas – as choinkas,os presépios montados e expostos – Szopki,as lindíssimas canções natalinas -kolendy; a partilha do pão celeste -Oplatki, a ceia, o badalar dos sinos, a missa do galo –pasterka, fazem parte das comemorações do Natal.
Desde o início do mês de dezembro acontece a vivência do espírito natalino. As casas são decoradas com as árvores de Natal -as choinkas; os ramos verdes e as árvores sempre foram símbolos do renascimento e uma forma de dar as boas-vindas à primavera que vem depois das festas de final de ano. Os presépios – Szopki são expostos lembrando o nascimento de Cristo.
A celebração religiosa começa na véspera, com a vigília de Natal, quando brilha a primeira estrela no céu. Inicia-se a preparação da ceia. Sobre a mesa, é colocada uma camada de feno, lembrando a manjedoura; sobre o feno, uma toalha branca.Na ceia são servidos doze pratos. Existem duas explicações: uma de que representam os doze meses do ano e a outra de que representam os doze apóstolos. Dentre os pratos, sopa de beterraba, de cogumelos, peixe e pão, pratos à base de repolho, pierogi, massa com sementes de papoula, frutas secas. Pães de mel compõe a mesa dos poloneses e são produzidos de forma artesanal pelas famílias.

Pão celeste – Oplatki, compartilhados antes da ceia de natal – Foto: Acervo Familiar

Antes da ceia é feita a partilha do pão celeste – Oplatki, uma espécie de pão ázimo que é distribuído para todos os presentes. O início da partilha é feito pelo anfitrião que, na maioria das vezes é o chefe de família; quebra um pedaço para si e oferece à esposa, aos filhos, aos demais presentes, até que todos tenham pego um pedaço. Depois todos trocam entre si. A partilha do pão durante a ceia une as pessoas e simboliza a ligação de todos os seres humanos; tem um sentido de união, reconciliação e perdão. Neste momento de compartilhar do Oplatki, os presentes trocam cumprimentos, externam uns aos outros votos de muita saúde e prosperidade pelas bençãos do recém-nascido.O Opluatek é feito de uma massa fina, o mesmo da hóstia e nele são gravadas as imagens do Menino Jesus e da Sagrada Família.
Na noite de Natal quem chega a uma casa de poloneses, mesmo que de surpresa, sempre terá um lugar reservado à mesa; as famílias sempre reservam um lugar para um visitante de última hora. Após a partilha do Oplatki é servida a ceia, são entoadas canções natalinas e em seguida as pessoas se dirigem às Igrejas para a Pasterka- Missa do Galo. A véspera de natal encerra com missa celebrada à meia-noite nas igrejas.

Na Polônia, no dia 06 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau, Swiety Mikolaja. É neste dia que as crianças são presenteadas; neste dia costumam encontrar doces e presentinhos sob os travesseiros, nas meias e nos sapatos. Também é neste dia que acontecem as trocas de presentes entre amigos. Embora possam acontecer na véspera de Natal, o dia de São Nicolau é bem mais tradicional no que se refere a troca de presentes e o dia de Natal é reservado para comemorar o nascimento de Cristo, sem conotação comercial.
No Brasil, o Natal de acordo com as tradições polonesas é celebrado em muitas localidades por iniciativas de instituições, dentre elas a BRASPOL – Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa no Brasil. Em Curitiba, no Memorial S. João Paulo II, dedicado à imigração polonesa, todos os anos, no mês de dezembro acontece a Jaselka,festa da celebração do Natal com apresentação de corais entoando as canções natalinas e celebrações religiosas. Em Irati, a BRASPOL realiza anualmente em espaço coletivo o NATAL POLONÊS. Consta de jantar com cardápio típico, cânticos natalinos –as kolendy e partilha do Oplatki. Muitas famílias também celebram o natal desta forma no dia 24 de dezembro.
Para nós brasileiros, descendentes de poloneses, este momento além de ser o da celebração do nascimento de Cristo, é o momento de resgate, preservação e disseminação das tradições como um tributo aos antepassados e, principalmente, devido a sua riqueza de significado.
A BRASPOL, que é a representação da comunidade polonesa no Brasil, tem este objetivo, resgatar, preservar e disseminar as tradições dos antepassados pelo significado que apresentam e representam.
O Núcleo da BRASPOL de Irati deseja a todos um FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.Como dizem os poloneses: Wesolych Swiat, szczesliwego Nowego Roku.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.