Em Brasília

Os prefeitos da região estiveram em Brasília, está semana, participando de uma manifestação sobre a queda de repasse aos municípios brasileiros. O prefeito Jorge Derbli e também presidente da AMCESPAR foi quem liderou a expedição que, também, participaram os prefeitos Cleonice Schuck de Fernandes Pinheiro, Junior Benato de Inácio Martins, Moacir Szinveski de Mallet e Zak de Rebouças.

Trocou o secretário

E a Rosinha contou que teve troca de secretários em Imbituva. A pasta da Saúde foi o alvo da mudança. Saiu Gessana e entra Valdenei Menon. O prefeito Kubaski agradeceu a dedicação, comprometimento e profissionalismo que a Gessana demonstrou durante o período em que esteve como secretária de Saúde. “Nos momentos mais complicados, sempre teve pulso firme e uma decisão acertada”, ressaltou o prefeito. O novo secretário, Valdenei Menon, é funcionário com larga experiência na área e muito competente. Valdenei administrou o Pronto Atendimento nesta administração e em outras anteriores.

Foto: Divulgação

Parceria de sucesso

O deputado e líder do governo, Hussein Bakri, esteve em Teixeira Soares, na última semana, com o prefeito Lula Thomaz e seu grupo político para discutir ações e investimentos em favor dos quase 10 mil habitantes do município. Indicado para representar o município, Hussein assegurou recursos para a aquisição de uma motoniveladora e para a inclusão do Colégio Estadual do Campo Guaraúna no Programa Escola Bonita. Segundo Hussein, isso é só o começo.

Foto: Assessoria

Com Bolsonaro

Jorge Derbli e a prefeita Cleonice Schuck aproveitaram para “tietar” com o ex-presidente Bolsonaro. Derbli levou o convite da ExpoIrati para que o ex-presidente venha até a região. No ano passado houve o convite pela equipe e, desta vez, Derbli entregou pessoalmente.

Foto: Reprodução

Emenda Impositiva

O município de Rio Azul implantou as emendas impositivas, igual acontece no Congresso Nacional. E, para mostrar que dá certo, os vereadores Zerico, Jussara e Sebastião que juntaram R$ 10 mil de cada um, destinaram uma emenda para renovar o laboratório de informática da Escola Professora Vanda Hessel.

“R$ 10 mi”

Repasse do Governo Ratinho Junior para acolhimento dos idosos nos municípios.

“Um povo que elege corruptos, impostores, ladrões e traidores não são vítimas, mas sim, cúmplices!”

Geoge Orwell

Presidente do PP

O secretário de Indústria e Comércio, Marcelinho Rodrigues, é o novo presidente do PP iratiense. Ele volta a presidir a legenda. A provisória que tem ele como cabeça foi publicada na segunda (02) e concedida pelo ex-deputado federal, Evandro Roman, que foi o mais votado. Segundo Marcelinho, que tem o DNA do PP nas veias, o mando do partido é destinado do candidato do partido com mais votos no município, independente se eleito ou não. Por isso a titularidade de Roman neste caso. Danieli Cavali é a tesoureira do partido. A informação veio pela voz aveludada da fofoqueira Rosinha.

Candidato

Rosinha ainda disse que Marcelinho deverá ser candidato a vereador na próxima legislatura e, para isso, coloca como meta reestruturar a legenda. Dentre os vereadores que devem engrossar as fileiras do PP iratiense está o Dr. João Henrique Sabat. Outros tantos que também devem deixar o PV podem ingressar no Partido. Vamos ver para onde vai Hélio de Mello, que atuou arduamente na campanha de Evandro Roman que teve mais de 4 mil votos em Irati.

Dúvida

O prefeito Celso Kubaski confidenciou que houve o convite para migrar do Cidadania (23) para o PSD, partido do governador. Mas esta questão está sendo avaliada com cautela. Kubaski explicou que tem uma tradição de mais de 20 anos no Cidadania, antigo PPS. Nas últimas eleições, inclusive, foi eleito pelo partido que tem o 23 como número na urna, fato que facilita a campanha. Além disso, o Cidadania e o PSDB estão federados, o que lhe dá a condição da candidatura pela Federação. Ainda, o Cidadania está no governo como é o caso do secretário de Esportes do Estado. Por outro lado, tem o peso de estar no partido do governador. Kubaski tem uma ligação antiga com Ratinho Jr, para quem trabalhou na primeira campanha a deputado estadual. A decisão será mais adiante.

Influente

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) está na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo aponta os 100 “cabeças” e mais 50 parlamentares em ascensão que, juntos, são considerados os mais influentes do Congresso Nacional entre os 513 deputados e 84 senadores. Aliel é quem comanda o PV no Paraná e tem ampliado expressão na região.

Pré-candidato

O vice-prefeito de Inácio Martins, Clevinho Perussolo, continua se preparando para disputar à Prefeitura. Dentro de alguns dias ele deve se filiar ao PSD por onde será o candidato do governo à Prefeitura do município. Clevinho avalia que é nestes momentos de crise que se fortalecem as decisões para construir um município mais forte. Ele esteve presente neste momento em que o prefeito Junior Benato esteve na marcha dos prefeitos à Brasília, onde foram reivindicar o aumento no repasse.

Contas Reprovadas

O candidato a deputado estadual Rafael Lucas teve as contas reprovadas por unanimidade pela corte do TRE. As contas foram reprovadas por ter entregue prestações e estrato fora do tempo hábil. Por mais que não houvesse dolo, a forma extemporânea da prestação de contas fez com que a relatora indicasse as contas pela reprovação por unanimidade.

Recurso

Rafael interpôs um recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar comprovar a regularidade das contas. Mas, o Ministro Floriano de Azevedo Marques negou o recurso especial eleitoral, mantendo Rafael Lucas com as contas desaprovadas. Mas essa decisão não tira Rafael de uma possível disputa à Prefeitura de Irati. Uma vez que a prestação de contas é o suficiente para que ele possa disputar as eleições, mesmo que com contas reprovadas.

Resposta

O jornal entrou em contato com Rafael Lucas que respondeu assim: “Embora tenha feito corretamente a arrecadação e a aplicação dos recursos na campanha, o Tribunal adotou uma nova interpretação para a eleição passada sobre o preenchimento do sistema de prestação de contas na internet e recomendou a desaprovação sobre o formato das contas de mais de 30 candidatos. Vários deles eleitos deputados estaduais e federais e que tomaram posse tranquilamente.
O TSE já formou o entendimento, em 2012, há mais de dez anos, que isto não interfere em nada nos direitos políticos do candidato. Essa explicação está inclusive publicada na página do TSE na internet. Não tenho nenhum impedimento pra disputar qualquer eleição.” Já sobre a eleição Rafael continua com o mesmo discurso de que “na hora certa, se for a vontade do grupo em volta dos Lucas, poderá sim disputar a eleição”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.