Em comum

Os municípios que fazem aniversário nesta semana têm algo em comum. Os três prefeitos, Lula Thomaz de Teixeira, Jorge Derbli de Irati e Leandro Jasinski de Rio Azul, ambos são empresários e colocam em seus municípios o dinamismo que se exige nas empresas. Às vezes, a burocracia do poder público acaba por segurar o ímpeto que o lado empresário lhes impõe.

Lives comemorativas

Também, Teixeira Soares tem optado pelas lives para comemorar o aniversário da cidade. Nos dias 13 e 14 serão entrevistado membros das comunidades e também um bisneto de João Teixeira Soares, que dá origem ao nome do município. No sábado (10), um ato cívico deu início as festividades com a presença da Banda Municipal de Teixeira Soares, uma das mais antigas da região.

103 árvores

O Prefeito Leandro Jasinski de Rio Azul, dentre os momentos comemorativos no município trabalhados em lives, terá um momento mais “físico”, digamos. É que serão plantadas em Rio Azul 103 árvores em praças, ruas e bosques em referências aos 103 anos que o município comemora. O prefeito, o vice, vereadores, secretários e lideranças farão o plantio em todo o município durante o dia do aniversário que culminará com uma live no final. Aliou o momento Cívico com um olhar ao Meio Ambiente.

“Quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela” Abraham Lincoln

Leilão

Por uma ação da Secretaria de Indústria e Comércio, encabeçada pelo secretário Marcelo Rodrigues e pela procuradora municipal Carla Queiroz, juntos, conseguiram cancelar um leilão em que o objeto seria um terreno que, segundo sustenta a procuradora, ainda é da Prefeitura de Irati. A doação do terreno, a extinta Flajon, não se concluiu por não cumprir as cláusulas da doação. O terreno fica em área nobre do condomínio industrial da Vila São João, situado em frente a Engeprócons, às margens da BR 153. A conclusão ainda depende de decisão judicial, mas já temos que reconhecer os méritos.

Dia do Fusca

Só podia ser do deputado Rodrigo Estacho (PV) o PL 751/2019 que institui o Dia Estadual do Fusca, que será comemorado anualmente no dia 22 de junho. Com isso, fãs do carrinho, com certeza, serão contemplados com a data. Mas quais serão os ganhos que o Dia Estadual do Fusca trará na vida dos paranaenses? E aqueles que não tem, não tiveram ou não gostam do fusca, como ficarão? Mas, ainda bem que o calendário anual tem mais 363 dias, em que poderemos homenagear vários veículos. Eu sugiro o dia da F75!

Ato cívico

O prefeito Jorge Derbli escolheu uma forma diferente, e não menos digna, de homenagear os munícipes iratienses. Será em forma de live e acontecerá no dia 15, às 10hs, em frente à Santa Casa de Irati. O objetivo do ato cívico é homenagear os profissionais da saúde de nosso município que tanto estão se doando nesta pandemia. Você poderá acompanhar pelas redes socias da Folha de Irati.

Apostando em habitação

O prefeito Lula Thomaz de Teixeira Soares disse durante a live comemorativa do aniversário do município que vai incentivar a criação de unidades habitacionais do município. Em parceria com o governo do estado,está incentivando os cadastros que serão classificados para credenciamento no novo projeto da COHAPAR. Segundo o prefeito de Teixeira, já possuem mais de 800 pessoas cadastradas. A previsão é que 10 a 15% sejam contempladas.

FENAFEP

O município de Prudentópolis já definiu as novas datas para a Fenafep, a Festa Nacional do Feijão Preto. Com a queda dos indicadores da pandemia, a administração de Osnei Stadler prevê a festa para o início do mês de novembro deste ano. Tradicionalmente, a festa acontecia junto das comemorações ao aniversário de Prudentópolis, mas foi suspensa devido à pandemia. Se os números se mantiverem em queda, a administração prevê que a festa possa ocorrer. Esta deverá ser a primeira festa na região a voltar depois da pandemia.

Realocação

O secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues, está mostrando a que veio. A poucos dias realizou algumas realocações de empresas no condomínio industrial da Vila São João, permitindo a abertura de espaço para implantação de mais empresas. Aliado a isso, o secretário está acompanhando a tramitação de lei que trata de direito real de uso de terrenos do condomínio industrial, que agora será realizado através de licitação. Segundo o secretário, tem o objetivo de assegurar a geração de empregos para o município.

Amigo Bicho

A Câmara de Vereadores de Irati aprovou na última sessão a subvenção no valor de R$ 84 mil. Este valor será distribuído durante o ano e será utilizado tanto na compra de ração como de medicamentos. Ainda, foi enaltecido o trabalho voluntario realizado pela ONG. O vereador Nego Jacumasso falou sobre o interesse do prefeito Jorge Derbli em destinar um terreno para construção de um espaço propício a atender os animais abandonados das ruas. O presidente Hélio de Mello falou da necessidade de ter um projeto para limitar o número de cães por metros quadrados em residências do quadro urbano. Ainda, enalteceu o líder do prefeito ,vereador Nei Cabral, pela defesa do PL.

Bolsa Atleta

A Câmara de Irati aprovou, em segunda votação, a criação da “Bolsa Atleta”. Segundo os vereadores que defenderam o incentivo, além de elogiar a atuação do secretário Dedé Demczuk à frente da pasta. Segundo o presidente da casa, Hélio de Mello, o “Bolsa Atleta” será uma ferramenta importante para a valorização de talentos do esporte iratiense. O projeto foi aprovado pela unanimidade de votos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.