Está de volta

O prefeito Jorge Derbli volta ao cargo de prefeito no próximo dia 16. Depois de dar uma relaxada e uma atenção especial para a seus afazeres rurais, Derbli reassume o posto para resolver vários probleminhas da pasta. Um deles é como ajustar a sucessão da Câmara de Vereadores. Porém, na quarta-feira à tarde, Derbli já viaja para Foz do Iguaçu, para um encontro com prefeitos e o Governo do Estado.

Foto: Câmara de vereadores de Irati

NATO PEDIU A CONTA

O vereador Nato Kffuri, que queria por que queria assumir a pasta da Saúde, Secretaria da qual ele sempre foi ligado, pediu o boné. Nesta semana, ele pediu exoneração do cargo de secretário de Saúde, e volta a Câmara de Vereadores. Com isso, o suplente Jorge Zen que ocupava o cargo de líder do prefeito, sai de cena. Mas Nato, pode estar voltando pensando na eleição da mesa diretora da Câmara. Havia uma grande expectativa que não se concretizou.

REFLEXO DO CARGO

Quando um vereador ocupa um cargo de secretário existem desdobramentos interessantes que precisam ser analisados. Se o vereador vai bem na Secretaria, volta com bônus, mas se vai mal, acaba perdendo a força de exercer a crítica sobre a pasta, com a possibilidade de receber críticas sobre sua atuação.

SEM NOMES

O prefeito tem até o dia 18 para indicar o próximo secretário de Saúde. Ele analisa vários nomes, e alguns destes ele já tinha como estratégia utilizar em outros locais. Mas o nome deve ter bom relacionamento e conhecer da área. Porém, até a retomada de Derbli no dia 16, tudo pode estar definido

MAIS PRÓXIMO

Segundo informações de cocheira, o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato deve deixar o cargo de secretário de Educação para assumir o papel de vice, auxiliando o prefeito e assumindo um espaço no próprio prédio da Prefeitura. Segundo a fonte, ele atuaria mais junto a equipe, agilizando as decisões e dando velocidade as questões administrativas, como já atua no projeto do novo hospital.

MUDANÇA

Outra mudança prevista é a vinda do atual presidente da Câmara, Elcio Galvão, para o quadro de secretários. Galvão tem alguns objetivos que pretende implantar como secretário. Ele deve se afastar do cargo de vereador, e quem assumiria neste caso é Robson Rodrigues que é o primeiro suplente. Já o prefeito Celso Kubaski afirmou que não vai interferir na eleição da mesa diretora da Câmara.

CONTAS

A Câmara de Imbituva fez a leitura do parecer da comissão de finanças sobre o período de 2014 do mandato do prefeito Bertoldo Rover. Embora o TCE emitiu a reprovação das contas, o parecer diz que os erros foram apenas técnicos, não causando prejuízo ao município. Agora vai para votação do plenário, que tem de ter maioria absoluta, no caso 8 votos, para manter a decisão da comissão.

NOVO MANDATO

Passado o segundo turno, as especulações crescem sobre quem será a equipe do governador Ratinho Junior no segundo mandato. O que se fala nos bastidores é que haverá grandes mudanças, tirando muita gente que estava acomodado, para colocar outras que ainda não mostraram seu potencial. Inclusive, na base da chefia dos núcleos há muita apreensão por mudanças.

BOATOS

Os boatos dão conta de que Guto Silva poderá ser o novo secretário da SEIL, e Sandro Alex ficaria como deputado, fazendo a defesa do estado em Brasília. Guto não estaria na cota do PP, mas sim, do próprio governador. Mas, segundo especulações, a Secretaria de Infraestrutura estaria com o caixa menor, e as grades liberações de pavimentações em quadro urbano voltariam para o SEDU.

AMPLIANDO AS FILEIRAS

Luciano Menon, conhecido por X Salada está próximo do deputado estadual Romanelli. Ele participou de um jantar está semana com o deputado e deve atuar ampliando as fileiras de Romanelli em Irati.

DEPUTADOS E SECRETÁRIOS

Informações de cocheira apontam que Beto Preto, eleito como deputado, deve mesmo ficar na Saúde. Isso é demonstrado pelo motivo que ele já voltou para a titularidade da pasta. Um secretário não voltaria para a pasta pós eleição se não fosse um anúncio prévio.

BUSCANDO A AMCESPAR

O prefeito Derbli deixou evidenciar que está se articulando e buscando a presidência da Amcespar. Como está se aproximando o final do seu mandato, onde se inicia os dois últimos anos, Derbli diz ter o tempo que necessita para se dedicar a Associação dos Municípios. Precisamos discutir pautas regionais que possam contribuir com os municípios através do governo Ratinho Junior. Benato é o atual presidente, e busca um espaço na AMP. Segundo informações, não teria a necessidade para isso de estar na presidência.

DEPUTADOS SECRETÁRIOS

Ainda as informações dão conta que a deputada Leandre Dal Ponte ocuparia uma nova Secretaria, a Secretaria da Mulher. Inicialmente, se cogitou o nome dela inclusive para a Saúde. Mas o futuro ainda é incerto. Uma vez eleita para representar o eleitor em Brasília, assumir uma Secretaria de Estado poderia trazer algum descontentamento, e deixar o município desamparado. Se Leandre ou Beto Preto assumirem uma Secretaria, Estacho, que é primeiro suplente, vira deputado.

Foto: Reprodução

GABINETE

Já Hussein Bakri, que se elegeu com uma impressionante votação, pode ocupar um cargo estratégico no governo. Segundo comentários do Iguaçu, Hussein pode assumir a chefia de gabinete, ou a Casa Civil. Cargo muito próximo do governador, e que reflete grande prestígio perante o mandatário. Ratinho teria duas indicações para o TCE, mas uma delas foi tomada por Mauricio Requião, e outra está entre Ortega e Zuchi. Eu aposto no Ortega. Mas Hussein também tem peso como líder do Governo para articular a casa, função que faz com mérito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.