Inovação

O Prefeito Jorge Derbli está inovando no setor da habitação e dando exemplo. Ele mandou para a Câmara um PL

O Prefeito Jorge Derbli está inovando no setor da habitação e dando exemplo. Ele mandou para a Câmara um PL que cria o primeiro projeto habitacional do município, o PROHABI. Serão poucas casas no início, cerca de 30. Mas tem o objetivo de dar moradia digna aos mais necessitados, disse Derbli. O Prohabi, além de proporcionar direito a moradia à população iratiense, também prevê uma contrapartida que será paga pelo beneficiário do programa, fazendo com que este tenha o compromisso, de acordo com a sua capacidade econômico-financeira, de arcar com parte dos custos das obras. O projeto foi aprovado, em primeira votação, por unanimidade pelos vereadores e arrancou elogios por partes dos edis.

“As viagens serão constantes”

O Prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite (PSL), esteve em Curitiba esta semana buscando recursos para o município. Junto do deputado Alexandre Curi estiveram com o secretário da SEIL, deputado Sandro Alex, pleiteando recape asfáltico para ser aplicado em estradas da Boa Vista. Ainda, pleitearam a liberação de um caminhão caçamba para o município. Leite diz que tem de aproveitar o início do mandato para buscar o que o município precisa. Portanto, viagens serão constantes.

Foto: Reprodução

Indústria e Comércio

A prefeitura de Teixeira Soares está fazendo algumas ações para ampliar a efetividade administrativa. Um projeto de Lei propõe a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, que terá a finalidade de ampliar a busca e efetivação de emprego e renda na cidade. O projeto passa a valer a partir de 2022. O prefeito Lula afirma que a criação é necessária para organizar a prefeitura e ter maior efetividade nas conquistas. “Como em outras secretarias, é preciso de alguém que tenha esta incumbência da geração de emprego e oportunidade de geração de renda”.

Caiu por terra

O ex-prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, teve uma importante vitória no TCE. Ele reverteu uma decisão do colegiado em que era acusado de utilizar irregularmente diárias no seu último mandato. Mas, há poucos dias, Rogério foi inocentado da acusação que caia sobre ele e sobre o seu secretário de finanças na época, Pedrinho Przybysz. Com a nova decisão, o TCE-PR determinou a exclusão da condenação de ressarcimento de valores ao cofre municipal e as multas aplicadas aos recorrentes.

Assediado

O prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato, tem sido assediado constantemente pelo alto escalão do Governo do Estado para que represente os municípios da região, através de uma candidatura a Assembleia Legislativa. Mas Benato reintegra seu compromisso com o deputado Artagão Junior, que representa Inácio Martins perante o Governo. Benato diz que Artagão representa muito bem o município, mas quando ele mudar de posto, quem sabe…

Saindo do Papel

A deputada Leandre Dal Ponte (PV) teve uma reivindicação antiga está saindo do Papel. A deputada está noticiando a portaria que autoriza o ICM-Bio a contratar concessões para a Flona de Irati. Isso quer dizer que, após vários anos de lutas, as florestas de Pinnus e outras existentes dentro da Flona através de um manejo da Floresta. As empresas do em torno de Irati poderão se credenciar para a extração da madeira. Ainda, a Floresta de Irati, que foi pioneira no desenvolvimento do cultivo do Pinnus, poderá ainda ser explorada de forma turística. Sem dúvida uma grande conquista para região.

Dando as Caras

O PSDB fez na semana passada uma “conversa prévia” para tratar das eleições presidenciais. Com a presença de Eduardo Leite, governador Gaúcho, o PSDB reuniu líderes como Ademar Traiano, Paulo Litro, Michelle Caputo e também o ex-governador do Paraná, Beto Richa, que segundo comentários pode disputar uma vaga a deputado Federal. Leite busca uma vaga como presidenciável do partido.

Sabe qual a minha resposta, pessoal? Caguei! Caguei para a CPI. Não vou responder nada. São sete pessoas que não estão preocupadas com a verdade” Jair Bolsonaro Presidente do Brasil

Gerou economia

Foto: Reprodução

Com a intervenção do deputado Hussein Bakri, a Santa Casa de Irati terá uma redução de 30% na taxa de energia. Hussein intermediou com a Copel para que a Santa Casa fosse contemplada com um projeto de eficiência energética. A medida vai reduzir o consumo de energia do hospital, a partir de um investimento de R$ 783,6 mil na instalação de placas solares, na troca dos aparelhos de ar condicionado e na colocação de lâmpadas de LED. E, segundo o deputado, a parceria séria com o provedor Ladislau Obzut trousse o resultado esperado.

De perto…

Foto: Nilton Pabis

O prefeito Osnei Stadler e o vice Evaldo de Prudentópolis estão cuidando de perto de uma obra importante do município. É uma que está sendo construída sobre o Rio Barra Grande reduzindo em até 8 km de percurso para quem vai ou vem da região norte do município. Além do caminho mais curto, também maior segurança para quem usa aquele trajeto. A ponte já está em fase de concretagem. Esta é uma foto das constantes visitas que o prefeito e o vice fazem na obra. Aqui, quem acompanha é o secretário de Planejamento e Obras Alex Garcia. Osnei tem cobrado para que a obra seja entregue até o mês de setembro.

Paraná Produtivo

Foto: Reprodução

O secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, estará na Amcespar na próxima sexta-feira (16) para apresentar aos prefeitos o programa “Paraná Produtivo”. Segundo o presidente da Amcespar Junior Benato, o programa está preparando o estado para o futuro e levantar as potencialidades é essencial para que o Paraná conheça cada vez mais como pode produzir mais e melhor. O evento será para prefeitos da Amcespar e Amsulpar.