Na bagagem

O prefeito Jorge Derbli reassumiu o município e já está com bala na agulha. Ele teve a liberação do secretário de Infra, deputado Sandro Alex, de R$ 2.5 mi para realizar o recape do bairro Engenheiro Gutierrez até Riozinho (Unicentro) e também a construção de uma ciclovia de Riozinho até a Vila São João, as margens da BR-153. Esta ciclovia está dentro do programa do Estado Paraná de Bike.

Filiada

A ex-prefeita de Guamiranga, Telma Fenquer, foi filiada na última semana ao PSD, partido do governador Ratinho Jr. O presidente do PSD no município é o prefeito Marcelo Leite. Os articuladores desta filiação foram os deputados Sandro Alex e Alexandre Curi que abençoaram esta união. Na foto, está o secretário de Infra, deputado Sandro Alex, o ex-prefeito João Orestes Fenquer, a ex-prefeita Telma e o prefeito Marcelo Leite que na nova provisória ocupa o cargo de presidente da legenda no município.

Esperar

Mas o que esperar desta filiação? Embora não esteja escrito, a Rosinha, bisbilhoteira que só, já esteve em Guamiranga e soube que Telma deve ser a próxima candidata à prefeita pelo PSD. O que não é certo, é qual o papel que Marcelo Leite terá na disputa. Umas horas Rosinha ouviu falar que ele seria vice de Telma, outra hora, que Marcelo não disputaria nada. Mas o que é nítido é que ambos estão no mesmo barco e, atualmente, teriam três candidatos em Guamiranga. Telma pelo PSD, Marcelo Nass pelo PSDB e Rui ou Rosana Machado, representando a família, pelo PP.

Inserto

Telma iniciou várias obras que o prefeito Marcelo Leite está concluindo, dentre elas, uma creche e uma escola. Marcelo tomou uma característica para si de um prefeito que tem investido bastante, principalmente, em pavimentação. Mas o que deixa o futuro inserto é, por exemplo, a candidatura de Marcos Nass que era do mesmo grupo dos Fenquer. Como o grupo irá se dividir. Mas, por outro, lado se sabe que João Orestes é “matreiro” na política e articula muito bem. Com certeza teremos uma boa disputa no município.

Arquivado

Lembra daquela denúncia que virou CPI em Guamiranga? O mesmo assunto foi denunciado ao Ministério Público Estadual que arquivou o processo nesta semana por “ausência de justa causa para a instauração de investigação criminal”. No documento, o MP diz que não encontrou indícios mínimos de crimes de responsabilidade. Isso mostra mais uma vez, agora por uma esfera totalmente independente, que as denúncias foram mais uma tentativa de abalar a administração de Marcelo, mas o que acabou saindo pela “culatra”.

Leandro em Brasília

O prefeito Leandro Jasinski esteve em Brasília esta semana defendendo os produtores de tabaco. Leandro defendeu que produzir tabaco não é incentivar o uso do cigarro, mas sim trazer desenvolvimento para o interior dos municípios. Leandro foi acompanhado do vice Jair e do presidente da Câmara, vereador Marinho.

“30%”

Queda do FPM no último repasse em relação a 2022

Socorro

O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, o mais petista dos PSDs da região, quando à frente da Amcespar, enviou ofício em nome da entidade e ajudou a articular o “socorro” que o Governo Federal irá disponibilizar aos municípios. Segundo o prefeito, foi uma das associações que pediu para o Governo repor o FPM perdido. Segundo o presidente em exercício, o governo irá repassar aos municípios o mesmo valor do FPM de 2022, o que atenua a queda do repasse. Zak entregou o comando da instituição ao prefeito Jorge Derbli nesta quinta (14) e ficou 34 dias à frente da entidade.

“Discutir com uma pessoa que renunciou a lógica é como dar remédio para um homem morto!”

Thomas Paine

Queda ainda maior

Os prefeitos ainda preveem que a queda continue. Segundo o prefeito Jorge Derbli, a estimativa do próximo repasse do FPM do dia 20 é de 50% menor ao mesmo período de 2022. Para isso, o prefeito também está fazendo cortes significativos na administração, aos moldes que todos estão fazendo em suas administrações. Irati ainda tem um quadro diferenciado, uma vez que lança o IPTU no segundo semestre, o que alivia o caixa da Prefeitura.

HOMENAGEM – Legado de Guilherme Gurski

Nos últimos dias a região perdeu um agricultor precursor de atividades que inovou na agricultura das pequenas propriedades em Rio Azul. Guilherme Gurski nos deixou aos 81 anos. Pioneiro no plantio e transformação de frutas vermelhas, criando a Agroindústria FRAMORA. Incentivador e produtor de frutas orgânicas. Levou o nome do município para outros territórios pela sua ousadia, persistência e resiliência. Deixa um legado de fé em Deus e na terra. Para a família, um simples agricultor, porém de uma sabedoria e fé admirável e sempre preocupado com o bem estar da sua comunidade. Um esposo, um pai, um avô e um bisavô amoroso e muito dedicado com a família.

Na região

O deputado Hussein está cumprindo agenda na região Sudeste do Estado. Na quinta ele esteve em Rio Azul participando da Formatura do Proerdi e na sexta à noite participa da formatura dos novos soldados da PM, em Irati, turma da qual é padrinho. Hussein tem defendido assuntos importantes para região e expande sua atuação para Irati, município do qual é representante. Uma das obras viabilizadas pelo deputado é a ligação entre o bairro DER e o bairro Pedreira.

Faleceu

Faleceu no último dia 6 de setembro, em Ivaí, o procurador do município Wilson Eidan. De perfil pacificador, Wilson era indicado inclusive pelo ex-prefeito, Idir Treviso, para ser seu sucessor. Wilson era um profundo conhecedor da política de Ivaí e, além do direito, também se aprofundava na vida empresarial. Wilson faleceu 33 dias após a morte do prefeito Idir Treviso.

Cenário

Já se comenta na cidade, inclusive, com informações vindas da Rosinha que o filho do prefeito Idir Treviso, Rodrigo Treviso, deverá ser o próximo candidato do grupo. O que se escuta era que Idir tinha a pretensão de preparar o filho para a carreira política, mas com seu falecimento, agora, com o falecimento de Wilson, Rodrigo deve antecipar sua entrada na política.

Cenário II

Talvez o que tenha antecipado a decisão, segundo Rosinha, foi o fato de ser exonerado do cargo de secretário de Administração da Prefeitura de Ivaí, fato realizado pelo atual prefeito, Orli de Cristo. Rosinha prevê que, possivelmente, o atual prefeito Orli será um dos candidatos a disputar o comando da gestão. Outro nome que pode entrar na disputa com esse cenário é o ex-prefeito Jorge Sloboda que foi prefeito por quatro mandatos e tem eleitorado cativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.