Na posse

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, do secretário de Segurança Pública, Soldado Elias, do coordenador do Iratran, Lee Jeferson e também do vereador Nato Kifouri, participaram da solenidade da troca de chefia do 4º Comando da Polícia Militar do Paraná. Quem assumiu foi o Coronel Renato Taborda, nascido e criado em Inácio Martins. Taborda foi um dos responsáveis pela criação da 8ª Cia Independente da PM e, com certeza, Irati e região só ganham muito com esse comando.

Articulação

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, esteve esta semana, a convite do chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Darlan Scalco, participando de uma reunião de avaliação política da região. O governo busca informação para saber como a região se posiciona politicamente e quais os nomes para possíveis candidaturas. Mais uma vez, Benato foi sondado para uma candidatura a deputado estadual, mas declinou devido a compromissos assumidos com o próprio deputado Artagão Junior.

Transporte

O presidente da Câmara de Rebouças alertou aos interessados que até esta semana é o prazo de inscrição para quem necessita de subsidio para o transporte universitário. Mas ele defende que o modo deve ser substituído e aguarda da Prefeitura um projeto para que isso ocorra. Segundo ele, o novo projeto determina que os recursos serão repassados aos universitários, e não às empresas prestadoras desse tipo de serviço.

Mais R$1 mi

O deputado Hussein Bakri entregou na última terça (15) ordem para licitar a pavimentação da estrada que liga Rio Azul à comunidade de Faxinal São Pedro. A liberação, que conta com apoio do secretário de Infra Sandro Alex, contribui com os investimentos do prefeito Leandro e do vice Jair nas comunidades rurais.

A política é a arte de captar, em proveito próprio, a paixão dos outros. – Henry de Montherlant

Adiantamento

O aumento do piso dado pelo presidente Bolsonaro não está caindo bem no bolso das Prefeituras. E até o momento os prefeitos aguardam posicionamento sobre o tema. O prefeito Lula de Teixeira Soares, ao voltar ao cargo, definiu com a equipe administrativa em dar 10,16% de aumento caráter de adiantamento. Isso acontece porque se de fato for implantado qualquer aumento dado poderá ser somado aos 33% de Bolsonaro, inviabilizando os caixas municipais. A atitude foi de cautela, mas sem deixar os professores sem o aumento dado ao funcionalismo.

Educação

O vice-prefeito de Imbituva e que ocupa o cargo de secretário de Educação participou esta semana, em Curitiba, de um evento que procurou aproximar a educação do estado com a dos municípios. No evento, participaram prefeitos e secretários de toda a região. Na foto, Zaqueu está com João Carlos Ortega, Chefe da Casa Civil do governo, um dos “Homens forte” do governo.

Até o final

O deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo na ALEP, pode exercer o seu mandato até o final de 2022. Hussein é suplente na Assembleia e, com a volta do secretário Marcio Nunes em abril, ele deve sair. Mas isso pode mudar. Acontece que o deputado Chico Bührer pode não disputar a próxima eleição para Assembleia. Em seu lugar, quem concorreria é seu filho Tiago. Com isso, Chico pode assumir uma Secretaria e Hussein fica até o final do mandato. Mas tudo está nas mãos do articulador do governo e, agora, chefe da Casa Civil João Ortega, da assinatura do governador Ratinho Junior.

"70"

Número de municípios comandados pelo 4º Comando da PMPR

Universitário

A prefeitura de Fernandes terceirizou o transporte universitário e técnico do município. Após várias tentativas de melhorias, encontram na terceirização o método mais eficiente. Serão mais de 80 famílias beneficiadas com transporte para Irati, Ponta Grossa e Palmeira. Segundo a prefeita, o município ajuda na formação, mas ganha na capacitação da mão de obra.

É Justo

O deputado Nelson Justus é “patrono” de várias obras ligadas a Cohapar na região. Regularização fundiária e moradias, mas tem uma que está deixando o deputado preocupado. Esta semana, ele pediu ao governador Ratinho Junior que a equipe da Cohapar dê celeridade na construção do “Condomínio do Idoso” de Irati. A obra iniciou na Vila São João, mas está em ritmo muito lento. O superintendente da Cohapar, Fabio Ortigara, esteve em visita na obra e constatou a lentidão que, segundo ele, acendeu a luz amarela da Companhia. Fabio relatou que a Cohapar está com os pagamentos em dia com a empresa que está construindo a obra. Este é um projeto com poucas unidades no Paraná e dois municípios da Amcespar foram beneficiados: Irati e Prudentópolis.

Pouca representatividade

Apenas os prefeitos Derbli e Moacir, da região da Amcespar, estiveram presentes. O momento era de prestigiar a posse de uma pessoa que conhece intrinsicamente os problemas de nossa região e tem muito para contribuir, principalmente no posto que ocupa. Uma das novidades comentadas por Taborda é a criação da Escola de Soldados na 8ª Cia, assim, os soldados que fizerem escola já ficam na região. Outra tarefa esperada pelo comando é a transferência da sede da 8ª Cia para área junto ao 15º Distrito do DER, em Irati. Na foto Taborda com os advogados Dr. Queiroz e Luiz Gustavo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.