Pensamentos concretos

Acompanhe mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

O prefeito Jorge Derbli está concretizando (me perdoem o trocadilho) um sonho de muito tempo. Ele iniciou um teste com pavimento em concreto em uma extensão de 500 metros na Colônia Gonçalves Junior. Derbli pensa em estender esta tecnologia que cresce como alternativa ao asfalto. A ideia é fazer uma pista de rolamento de três metros e as laterais em cascalho de 1,5 metros. O governador Ratinho Junior já colocou o pavimento na estrada que dá acesso ao município de Palmas.

Larissa na Câmara

A chefe da 4ª Regional de Saúde, Drª Larissa Mazepa, esteve, a convite do presidente Ronaldão, utilizando da tribuna livre para discorrer de suas atividades e em especial da atuação do Erasto Gaertner em Irati. Larissa disse que assumiu o cargo com a missão de fazer o Erasto funcionar e que, com gratidão, isso já está acontecendo.

“R$ 25 milhões”

A retomada da construção do Teatro pode exigir um grande investimento do Governo do Estado

“… O meu governo escolhe prioridades e a prioridade é o bom uso do dinheiro público que, nesse caso aí, está demonstrado que não foi bem utilizado”

Governador Ratinho Junior

Corrigindo

A Rosinha assistiu a Audiência Pública que discutiu a doação do terreno para a construção do novo fórum pela net, e discordou de algumas pessoas que ainda não se atualizaram. A obra do Centro Cultural Denise Stoklos parou no último ano do Governo Roberto Requião (2009) por incompatibilidade de projeto e obra. Orlando Pessuti, que assumiu o Governo na sequência para concluir o mandato, não fez empenho em terminar uma obra de Requião, a qual não entendeu ser prioridade. E, na sequência, outros governos como Beto Richa e Ratinho não entenderam que a obra fosse também prioridade. Mas Rosinha insiste em dizer que também é porque a obra era de Requião e o mesmo disseminava grandes críticas aos outros governos.

Mais reticente

O governador Ratinho Junior tem sido interpelado sobre o teatro cada vez quem vem para a região. Mas ele tem se colocado de forma contrária em relação à retomada da obra. Na última vez, no CT Willy Laars, ele disse que a obra foi parada por ser mal feita e não colocaria dinheiro bom em obra ruim.

Acordou

Parece que enfim a comunidade iratiense acordou, no que tange o assunto do teatro. A Câmara totalmente lotada mostra que, efetivamente, a comunidade quer a obra concluída. E isso só não aconteceu antes porque a comunidade estava calada ou fazendo pouco barulho. A visita da, na época, superintendente da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e outras visitas vindas do estado não demostraram na prática nenhuma ação. Esperamos que essa movimentação e empenho não cesse.

Alternativas

Mesmo assim, como a boa intenção do Governo em retomar a obra, serão necessárias várias mãos para que isso ocorra. Será necessário a Assembleia participar, buscar recurso na Itaipu (que pode investir) e também buscar, junto ao estado, uma participação na multa da Petrobras (usina de São Mateus). E a sensibilidade de vários políticos, isso sim é que vai resolver.

E os candidatos

Rosinha observou que na Audiência Pública poucos candidatos estiveram presentes para debater e conhecer o problema do Centro Cultural. Os pré-candidatos, Emiliano Gomes, Ieda e Ronaldão foram os únicos por lá. Pelo menos é o que a Câmara apontou. E Ronaldão se posicionou pela doação ao fórum. Emiliano e Ieda não estavam escritos. “O que se espera de um candidato é posicionamento”, me disse a Rosinha.

O que defendo

Particularmente, eu entendo que a conclusão da obra com o projeto original, além exigir um valor elevado que deve beirar a casa de R$ 25 milhões, exigiria um esforço maior do estado para realocar o dinheiro. Eu acredito que, embora não seja ideal destinar parte do terreno para construir o novo fórum e receber o apoio do TJ Paranaense, o intuito de sensibilizar o governo à retomar a obra é o caminho mais curto para ter a conclusão. Várias foram as defesas de uma proposta e de outra, mas a mais curta é esta. E claro que ter a obra como foi concebida seria maravilhoso, mas é muita utopia esperar que isso ocorra rapidamente.

Juntos

Ainda, falando da ExpoIrati, uma foto flagra que a Rosinha me enviou, mostra o prefeito Jorge andando durante o evento junto com Nelson Menon (Italiano), pré-candidato a prefeito de Irati. Será indício de apoio? E por falar no Nelson, seu parceiro político, Cleverson Santa Clara, esteve no Iratizado contando um pouquinho da sua vida e histórias de superação.

Foto: Reprodução

Jornada BIM

Encerrou nesta quarta (08) a Jornada Bim, um projeto executado pela Secretaria de Infra, do deputado federal Sandro Alex, que visou instruir os funcionários das prefeituras para trabalharem em novas plataformas mais tecnológicas. O evento, que foi a nível estadual, aconteceu no Anila, de propriedade da prefeita Cleonice Schuck, que foi anfitriã.

Foto: Sthefany Brandalise

Registrando

Quem esteve por lá foi o prefeito Leandro Jasinski que junto do vereador Sergio Mazur assistiram o curso e aproveitaram para registrar o momento. Leandro enfatiza a importância de a equipe técnica estar sempre atualizada e antenada com as novas tecnologias. Na foto, Alexandre Curi, Elisangela Nunes, de Carambeí, Sandro Alex, Leandro Jasinski e o vereador Jair.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.