Entenda qual é a diferença entretontura e vertigem e principais causas

Na grande maioria das vezes os sintomas são de manifestação benigna

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

Queixas muito comuns nos consultórios médicos, as tonturas e vertigens podem ser sintomas graves de doenças. Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens?


Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.


Causas de tonturas e vertigens
As causas podem ser de origem central ou periféricas. As causas centrais geralmente são mais graves porque podem ser decorrentes de tumores, acidentes vasculares, infecções e doenças inflamatórias, que ocorrem dentro do sistema nervoso central. Já as periféricas podem ser devido a disfunções labirínticas (labirintite) e do nervo vestibular, provenientes de infecções, intoxicações medicamentosas, tumores extracranianos e traumas.


Orientação médica é importante para investigar a origem dos sintomas
Neste contexto, devido as várias causas de tonturas e vertigens, é importante que se realize uma investigação clínica detalhada. Na grande maioria das vezes estes sintomas são de origem periférica e de manifestação benigna, porém deve-se atentar para as tonturas contínuas, que não melhoram com medicação e que muitas vezes são acompanhadas de outros sinais e sintomas, escondendo uma lesão central grave.


A informação a seguir pode ajudar as pessoas com tontura a decidir se é necessária uma consulta médica e a saber o que esperar dessa consulta.


Sinais de alerta
Em pessoas com tontura, certos sintomas e características são motivo de preocupação. Incluem
• Dor de cabeça;
• Dor no pescoço;
• Dificuldade ao andar;
• Perda de consciência (desmaio).


Outros sintomas neurológicos (como dificuldade para ouvir, ver, falar ou engolir, ou dificuldade para mover um braço ou uma perna)


Quando consultar um médico
Pessoas que apresentam sinais de alerta, cujos sintomas são graves ou têm persistido por mais de uma hora e que estão vomitando devem ir imediatamente para um hospital. Outras pessoas devem consultar seu médico assim que for possível. As pessoas que tiveram um episódio leve, simples, breve (menos de 1 minuto) e nenhum outro sintoma, podem escolher aguardar e ver se outro episódio os acomete.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.