Primeiro no Paraná

Acompanhe mais um Papo Confidencial

O governador Ratinho Junior autorizou nesta semana, recursos para a construção da Cidade do Idoso. Um ambiente modelo para todo o estado que vai proporcionar a galerinha com mais experiência muita distração e cuidado com a saúde. Desta forma, quem ganha é o CT Willy Laars que terá mais utilidade e com isso o vandalismo que lá acontecia deve chegar ao fim. Projeto importante que dará novo propósito ao CT, sem perder seu espaço para a tradição gaúcha.

A Importância do Projeto

O Governo do Estado tem falado há tempos que os municípios precisam ter projetos. A Cidade do Idoso de Irati é uma mostra disso. A sugestão veio da deputada Leandre. O prefeito Jorge topou a ideia. Os deputados Traiano e Artagão buscaram o recurso no estado e Ratinho aprovou. Lembrar neste enredo da presença do homem forte do Governo do Estado, o secretário do SEDU, Ortega, que agilizou o processo, mostrando que se tiver projeto as coisas saem, e rápido. Com certeza, um projeto que tornará Irati uma referência no trato ao idoso.

Aprontem suas motos

Bolsonaristas de plantão acelerem as motos. A convite da deputada Aline Sleutjes (PSL), o presidente Bolsonaro confirmou sua agenda para o Paraná em três cidades dos Campos Gerais. A visita será dia 22 de outubro iniciando por Ponta Grossa, depois Castro e depois Piraí do Sul. É a primeira vez que um presidente vem a Castro e Piraí. Bolsonaro deve fazer entrega de títulos e anúncios para região. Vamos ver onde será a motociata.

Foto: NSC total

Turismo Religioso

Com o objetivo de fomentar o turismo religioso e valorizar a fé cristã, o prefeito Lula Thomaz, a vice Juliana junto do diretor do Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Basso (Farofa), reuniram-se com o Bispo Dom Sergio Arthur Braschi, para discutir sobre a instalação do monumento de Imaculado Coração de Maria no município. A sugestão foi da moradora do município Maria do Rocio Policeno, de criar um monumento em homenagem a Nossa Senhora. A imagem do Imaculado Coração de Maria vem do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal.

Viatura 4×4

Na última visita que fiz a Inácio Martins, o presidente do Conseg, Kleber Fernandes, e lideranças locais, encabeçadas pelo empresário Álvaro Pasqualin, solicitaram um reforço na segurança no interior do município. Após tratativas com o tenente-coronel Taborda, subcomandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar, já na última semana foi destinada ao Destacamento da PM uma viatura caminhonete 4×4 para fazer o patrulhamento e o policiamento preventivo na área rural da cidade. Agilidade no combate ao crime.

Furioso

O ex-prefeito de Inácio, agora vereador Marino, propôs uma lei que impede que a prefeitura execute asfalto onde não houver saneamento. O projeto, segundo o prefeito Junior Benato, é um retrocesso para o município e quer impedir a pavimentação e o crescimento de Inácio. Junior Benato tem como meta asfaltar 100% do quadro urbano neste mandato, e isso tem incomodado a oposição. Por outro lado, Benato fica furioso com Marino que tenta travar o desenvolvimento do município. “Marino é acostumado a querer parar o município, pois quando ele foi prefeito, o município ficou parado”, esbravejou Benato.

Na cultura

Articulada pelo deputado Artagão Junior, a superintendente de Cultura do Estado do Paraná veio a Irati conhecer “in loco” as demandas da região. De fácil trato, Luciana Casa grande Pereira ficou encantada com o que viu. Mas tudo é muito grande e exige grandes recursos. O prefeito Jorge Derbli foi incisivo no término do Centro Cultural Denise Stoklos, afirmando que é preciso retomar a obra, mesmo que por etapas. E na sua defesa ganhou o apoio do deputado Artagão Junior que está empunhando mais essa bandeira.

Foto: Reprodução

Uniformes

A prefeita Cleonice Schuck participou esta semana de entrega de kits escolares para os alunos das redes municipais. Ao todo, 712 alunos receberam os conjuntos. Esse foi um compromisso de campanha que está sendo cumprido e coloca as crianças do município em igualdade. As entregas foram acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Reprodução

Conseg

O prefeito Celso Kubaski e o vice Zaqueu se reuniram, na última terça-feira(5), para discutir melhorias na área da Segurança Pública. Na reunião, foi proposto a troca das câmeras de segurança por equipamentos mais modernos e a ampliação de ações no combate as desordens em via pública principalmente na Avenida 7 de Setembro e no Parque Ambiental. A aprovação das ações foi unanime.

Contorno Leste

A necessidade de desafogar o trânsito da BR 153, do trecho que passa entre o Riozinho e o Nhapindazal, é uma preocupação constante para o prefeito Jorge Derbli. Nesta semana, ele, a vice Ieda e a deputada federal Leandre Dal Ponte estiveram tratando do assunto no DNIT em Curitiba. Perante o superintendente do DNIT do Paraná, Hélio Gomes da Silva Junior, foi reforçado o pedido de continuidade na tramitação do processo pela implantação do Contorno Leste em Irati. O projeto prevê a construção de um contorno de 16 quilômetros ligando a PR 364, no bairro Riozinho, a BR 277, próximo ao IAPAR.

Foto: Reprodução

Para o PSD?

É fato que a deputada Leandre vai deixar o PV. Já recebeu convite do governador Ratinho Junior para ingressar a legenda. O trabalho da deputada como parlamentar e o entrosamento entre as mulheres, a ação nas áreas de saúde e social, além da efetiva participação da mesma em várias comissões da Câmara Federal, a qualifica para qualquer partido. Segundo pessoas próximas afirmam que existem convites de outras siglas. Mas a foto mostra o carinho que Ratinho tem pela parlamentar e a liberação da Cidade do Idoso para Irati é uma mostra da influência dela.

Foto: Reprodução

União Brasil 44

O União Brasil é o resultado da fusão do DEM com o PSL consolidado na convenção das cúpulas dos partidos na última quarta (6), em Brasília. A soma já arrancada 82 deputados lhe dando um graduado fundo eleitoral.  No Paraná, o deputado estadual Francischini será o presidente e seu filho Felipe, o vice. O deputado federal Pedro Lupion será o secretário-geral. O deputado federal Luciano Bivar será o presidente nacional e ACM Neto será o secretário-geral do novo partido. O número nas urnas será o 44.

Destino

O que causa expectativa é como ficará o novo partido nos municípios. Nem sempre os membros do PSL e DEM nos municípios tem bom convívio. E quem assumirá a sigla municipal pode trazer perdas. No momento, no Paraná, o partido nasce com 50 prefeitos, 56 vice-prefeitos, 450 vereadores, quatro deputados federais e 12 deputados estaduais. Mas aí começam a nascer as possibilidades de mudar de legenda. Um dos casos é o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, atualmente no DEM, mas já está sendo sondado para migrar ao PSD do governador Ratinho.