Toda ação tem uma reação

Pré-inauguração  O prefeito Jorge Derbli participou no último sábado da pré-inauguração do novo templo da igreja da Assembleia de Deus.

Pré-inauguração 

O prefeito Jorge Derbli participou no último sábado da pré-inauguração do novo templo da igreja da Assembleia de Deus. Além de vereadores, pastores, conheceram a nova construção que vai ampliar a capacidade de fiéis e proporcionar maior conforto. O prefeito parabenizou pela ousadia de construir um templo das dimensões apresentadas.

Emprego e renda

O prefeito Jorge Derbli esteve esta semana em São Paulo abrindo as portas do município. O prefeito está em contato para implantação de uma empresa em Irati que deve gerar em torno de 100 empregos diretos. Segundo o prefeito, a conversa foi boa e está sendo buscado o local para que a empresa se instale. Ainda não se pode confirmar, mas o processo caminha bem.

Recape do autódromo

Através do vereador Soldado Elias, o deputado Federal Pedro Lupion (DEM) destinou a Irati R$420.227,00 (quatrocentos e vinte mil, duzentos e vinte e sete reais) para o recape e revitalização do Kartódromo Ildefonso Zanetti de Irati. O Kartódromo é um local de lazer que pode ser utilizado pela população que quer manter o contato com a natureza, conta Elias. Mas é preciso melhorar a estrutura para ser bem utilizado. Ainda mais que tem talentos revelados por lá, disse Elias. Douglas Goe que é suplente de vereador endossou o pedido.

Título em “vistas”

Pela primeira vez, desde que eu escrevo e acompanho a política local, vejo uma coisa dessa. Um título de honraria ser rejeitado por uma Casa. Isso aconteceu com o vereador Tucho Bartoski (PSDB) de Irati colocou em votação um título de …ao ex-secretário Anselmo Stadykoski. Mas não é a pessoa homenageada que levou a negação dos vereadores, mas sim a falta de motivos fundamentados pelo vereador.

Coerência na defesa

O vereador Rogério Kuhn (PV) foi o primeiro a defender a reprovação do PL. Segundo Kuhn, sem ofender o suposto homenageado, mas as fundamentações apresentadas pelo vereador Tucho não são motivos para a homenagem. Kuhn afirma que a lei é frágil e é necessário ter uma comissão para filtrar os nomes dos homenageados. Mas o proponente apenas justificou a homenagem com empregos em sua maioria no poder publico municipal. Mas é a ligação política do possível homenageado com o vereador Tucho (proponente) e, também, com o deputado Sandro Alex, são fatores que inibem a análise fria e crua que os vereadores devem ter sobre o homenageado. O vereador afirma que a possibilidade do suposto homenageado seja candidato cria uma dúvida sobre o atual objetivo da homenagem.

Superlativo

O vereador Tucho ainda criou mais um ponto negativo, em que, segundo o vereador Rogério Kuhn, afirma que Bartoski trouxe informações erradas sobre o trabalho do suposto homenageado. Bartoski disse que o secretário teria construído 174 pontes e na verdade, conforme o vereador e líder do prefeito, concluiu que foi apenas 55 em todo o mandato do prefeito Jorge, concluindo-se que o vereador acabou trazendo uma informação errada.

Marcelinho também foi contra

O líder do governo ao dizer que votaria contra, disse que quem recebe dinheiro público tem que prestar conta. E isso não aconteceu segundo o vereador, uma vez que, o motivo de sua saída não foi informado. Ainda, Rodrigues fala que o secretário é apenas um apontador de serviço porque quem realiza o trabalho são os funcionários públicos. Rodrigues ainda disse que seria uma deselegância em relação ao trabalho dos outros secretários.

O resultado

O vereador Tucho Bartoski, como é conhecido, conseguiu acabar com a imagem do pretenso homenageado. Respeitando o bom trabalho e boa conduta, tanto na como secretário, como motorista e outras atividades que exerceu. A forma e a defesa exercida pelo proponente trazem constrangimentos desnecessários e uma exposição que deveria ser positiva em negativa. Que pena vereador. É hora de refletir mais sobre o cargo que ocupa e sobre o que ele causa na comunidade. Para salvar a situação o vereador Schereda pediu vistas ao projeto o que irritou ainda mais o proponente.

Erroooooouuuuuuu!!!!

Além de ter um pedido de vista do PL de homenagem, o vereador Nei Cabral apresentou um requerimento corrigindo um erro de Bartoski. O vereador que representa o Itapará, Tucho Bartoski apresentou ao prefeito Jorge Derbli um pedido para consertar a quadra da localidade. Mas errou o dono da obra. O proprietário da obra é o Governo do Estado. Para corrigir o traçado e atender ao pleito o presidente Nei Cabral apresentou um oficio a Secretaria de Educação pra recuperar a quadra.

Reconhecimento

O trabalho do deputado Hussein Bakri foi reconhecido pela Copel. O líder do governo da ALEP deu o primeiro passo para transforma em lei a regulamentação de espaço que se pode produzir debaixo da rede de alta tensão. Isso faixa de plantio próximo as redes elétricas. Isso permitiu que produtores utilizem a área do eixo central para cultivo de plantas de até três metros de altura e pastagens.

Desconstrução frustrada

Em Imbituva, as ações para tentar tirar o PSD do prefeito Bertoldo não cessão. Uma nova ala de políticos não cessa de realizar ações sorrateiras na tentativa de abalar a relação Bertoldo X Governo. Essa ala, possivelmente, seria dissidente de Bertoldo e teme o direcionamento do seu apoio nas próximas eleições. Mas, membros da executiva do PSD como Eduardo Sciarra, que foi fundador da legenda, confirma que o PSD de Imbituva permanecerá sob o comando de Rover.

Toda ação tem uma reação

Após a nomeação de Chico Cabral no cargo de Secretário de Zak, um novo movimento sacudiu a cidade em termos políticos. O município será precursor de uma candidatura oposicionista ao executivo com extensões desconhecidas. Fabio Seidel, será o primeiro tetraplégico pré-candidato a prefeito de um município no Paraná. Fabio é formado em duas licenciaturas, pós-graduado, mestrado, doutorado e agora está concluindo um pós-doutorado. Ele mostra que sua deficiência motora não compete com sua disposição e inteligência. Além de tudo, como uma de suas formações é psicologia ele quer emprestar sua superação aos cidadãos de Rebouças.

Ranger de dentes

A noticia possivelmente trouxe câimbras intestinais a situação que, habilmente, já tentaram persuadi-lo a sair candidato na chapa de Zak. Mas a resposta foi negativa. Segundo Fabio, ele sempre pensou nesta possibilidade e agora encontra-se pronto pra ela. Ainda sem partido, vê na oposição que o despertou para política um amparo e vê com admiração o ex-prefeito Bepe, o qual poderá ser vice. Uma dobrada como essa é de dar frouxos intestinais aos concorrentes.

                                                 “6.000”

Número aproximado de uniformes entregues aos alunos da rede

“Este vereador faz parecer que todos os agricultores são ignorantes”. -De um agricultor que acompanha as sessões da Câmara Municipal, falando sobre um vereador que vem cometendo gafes em série.