Um show de show

Confira mais um Papo Confidencial

O prefeito Celso Kubaski, de Imbituva, junto do vice Zaqueu, celebrou o sucesso dos shows que comemoraram os 151 anos de Imbituva. No último dia 02, o show de Fernando & Sorocaba atraiu mais de 15 mil pessoas. O registro vale para o grande número de deputados que estiveram em Imbituva na data. Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PV) como federais, além de Alexandre Curi e Romanelli como estaduais. Ainda, estes são os deputados que mais trouxeram recurso para o município neste mandato.

Patrola

Foto: Nilton Pabis

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) esteve em Rio Azul na última quinta (05). Na oportunidade,Romanelli entregou uma Patrola 0Km vinda com recurso do governo Ratinho Junior, mas através do trabalho do deputado. Romanelli ainda anunciou a autorização para licitação da compra de mais dois caminhões caçamba e pavimentações. Ainda, na oportunidade, visitaram o Hospital São Francisco de Assis. A soma de investimento em Rio Azul destinados por Romanelli, nesta gestão, já soma R$4.3 milhões. O prefeito Leandro, o vice Jair e os vereadores Rita e Serginho recepcionaram o deputado.

Xoxôlo como candidato?

Foto: Nilton Pabis

O deputado Evandro Roman confirmou, em visita a Folha de Irati, a pré-candidatura de Antônio Celso de Souza (Xoxôlo) à deputado estadual pelo PP. Roman, que o deputado que mais trouxe recurso para Irati no Governo Federal, diz que a filiação e indicação de Xoxôlo foi sua e que foi avalizada por Ricardo Barros. Ainda, ele é o nome que o partido conta para representar a sigla na região.

Sogra, parente para sempre

Para quem pensa que o vereador Laércio Cipriano, que no momento é secretário de Agricultura de Rebouças, não poderá ser candidato à prefeito, pode estar errado. Laércio era irmão da primeira esposa de Luiz Zak, portanto, cunhado do prefeito, o que o impedia de ser candidato por ser parente próximo. Mas um entendimento de cientistas políticos de botequim diz que com a morte da irmã, o parentesco se rompe. Apenas sogro e sogra é um parentesco que não se acaba com a morte do cônjuge. Como sogra é para sempre, mas cunhado não, Laércio pode se candidatar a sucessão de Zak. Com a palavra, os especialistas…

Deixou

Jussara Aparecida Kublinski Hassen pediu exoneração do cargo de secretária de Saúde de Irati. O novo secretário já anunciado será o vereador Nato Kffuri. Jussara ocuparia o cargo de diretora geral da Secretaria, mas renunciou o convite feito pelo prefeito Derbli. O convite à Kffuri já foi enviado a Câmara e ele deve se desligar do cargo de vereador e assumir a Secretaria na próxima semana.

O Zelo do Holandês

Foto: Amanda Borges

O prefeito Jorge Derbli enalteceu o trabalho que Alfredo Van der Neut fez a frente da Secretaria de Cultura. Alfredo cumpriu com a meta que era terminar as obras paradas do setor, uma delas é o Centro Cultural do Guamirim e também a Casa da Cultura, que por sinal ficou impressionante. E para que o holandês continue seu trabalho na prefeitura, Derbli convidou Alfredo para continuar na administração em outro cargo, mas com a responsabilidade de cuidar dos Parques Aquáticos do Rio Bonito e Vila São Joao. Isso se deve ao cuidado que Alfredo tem com a coisa pública.

Pedágios

O deputado é um dos mais assíduos postulantes do tema pedágio. Esta semana, ele ainda fez cobranças referente a iluminação das praças fechadas. Segundo ele, as praças devem ser iluminadas ou desmanchadas. Romanelli ainda diz que as licitações que vão determinar as próximas concessionárias só aconteceram no último trimestre do ano (leia-se depois de outubro) e que as estradas precisam de manutenção por parte do DNIT, coisa que não está acontecendo e os buracos já estão aparecendo. Ainda segundo ele, o governador Ratinho já pensa em fazer parceria com o Governo Federal para assumir a “bronca”.

"5 km"

Trecho que poderá ser pavimentado da estrada que liga Irati ao Itapará.

Compromisso

O prefeito Jorge Derbli recebeu esta semana a visita do ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda. Santin será candidato a deputado federal e estava acompanhado de Patrícia e do vereador Batatinha. Pelo que se contanos bastidores da Câmara, Batatinha deverá apoiar Santin à deputado federal e não Sandro Alex como se esperava.

Irati ao Itapará

Foto: Assessoria Evandro Roman

Em visita a comunidade do Rio do Couro, Roman comunicou ao vereador presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, e também ao prefeito Jorge Derbli, que está liberando R$ 4.5 milhões para início da pavimentação da estrada que liga Irati ao Itapará. Com este recurso, estima-se que dará para pavimentar 5 km sendo a primeira etapa da estrada. Há discussão sobre o trecho a ser pavimentado, mas deverá obedecer a quesito de maiores residências a beira da estrada. Segundo o vereador Hélio de Mello, Roman foi o deputado que trouxe o maior volume de pavimentação para o interior do município.

Honorário

O médico pediatra, Luiz Ernesto Pujol, receberá, na próxima terça-feira, às 18H, o título de Cidadão Honorário de Irati. Pujol está afastado de suas funções de médico devido a problemas de saúde, mas aceitou o convite do presidente Hélio de Mello para receber o título na Câmara de Irati. O pediatra tem um grande trabalho realizado em Irati no tempo que residiu na cidade. A indicação foi do, na época vereador, Roni Surek.

“Não existe país no mundo em que o governo seja corrupto e a população honesta e vice-versa”. – Leandro Karnal