Entenda o que é e como tratar a Amigdalite Caseosa

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM18299 RQE13511

A Amigdalite Caseosa, também conhecida por tonsilite crônica caseosa, normalmente é relatada pelo paciente como uma sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta. Pode ocorrer em qualquer idade, e é muito comum, inclusive em pessoas que nunca tiveram infecções nas amígdalas.
A doença tem como característica principal o Cáseo Amigdaliano, que são pequenos cálculos formados por restos de alimentos, e descamações da mucosa que reveste a amígdala, que se alojam nas cavidades existentes no local (Criptas Amigdalianas).
A amigdalite caseosa também pode trazer desconforto e insegurança no trabalho e no convívio social, tendo em vista que em muitos casos pode ocorrer a halitose (mau hálito), devido a estase do material orgânico na garganta.
Existem alguns hábitos que podem contribuir para a formação de cáseo nas amígdalas, como fumar, intervalo grande entre as refeições e ingestão de álcool. Outra causa muito comum é ter hipertrofia das amígdalas (aumento do tamanho das amígdalas), o que facilita muito no acúmulo de material formador de cáseo.


Entretanto, aqui vão algumas dicas para prevenir esta situação:
• Beber muito líquido ao longo do dia;
• Evitar consumir alimentos que alterem a viscosidade da saliva, como o café, bebidas alcoólicas e chocolate.
Em caso de suspeita de amigdalite caseosa, um médico deverá ser consultado para a confirmação do diagnóstico e orientações.
Já sobre os tratamentos, que apenas o seu médico pode confirmar a necessidade, podem ser clínicos (através do uso de gargarejos com soluções salinas e antissépticas) ou cirúrgicos (Amigdalectomia).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.