Dobrada nova na praça

A cerimônia de aniversário de 169 anos da PMPR mostrou muito mais do que apenas os militares. Muita gente que está envolvida ou querendo participar do processo eleitoral (2024) esteve por lá. Inclusive ouvi de lá mesmo uma nova dupla que deve disputar o executivo iratiense. O empresário Nelson Menon (MDB) pode formar dupla com Cleverson Santa Clara (PSD), aquele do “outdoor”, para disputar o pleito em Irati. Como diz Menon, uma dupla de novatos na política, mas sem definir que irá na cabeça. Na foto, Cleverson, Sá Ribas e Nelson Menon.

Papel Cumprido
Nelson Menon, de família tradicional e empreendedora em Irati, diz que a missão como empresário já está cumprida e, agora, já delega a função do crescimento empresarial para os sucessores, a ‘piazada’ como diz ele. Segundo Menon, a família já participou na política com o irmão Vilson e, agora, pretende doar o seu empenho para a comunidade através da Prefeitura. E isso, nasceu através de conversas constantes com outro empresário, o Cleverson Santa Clara.

Apoio
A Rosinha apurou nos bastidores que Nelson Menon está no MDB e o presidente da legenda, Josué Hilgemberg, disse que a dupla tem todo apoio e motivação do partido para a candidatura. Para Rosinha, ele disse que o Nelson e Cleverson reúnem a energia e a renovação que a política iratiense precisa. Nos próximos dias Menon vai conversar com o prefeito Jorge Derbli para falar sobre o tema e buscar apoio e alinhamento político. O Jorge tem uma experiência muito grande e pensa como o povo. “Essa experiência precisa estar junto em um projeto desse tamanho”, disse Menon.

Rei Morto, Rei Posto…

Independentemente dos fatos e das peças que a vida prega, o fato do prefeito Idir Treviso de Ivaí ter falecido exige que o vice tome posse imediatamente para dar sequência ao comando do município. Na terça-feira (08), Orli de Cristo (PL), tomou posse na Câmara de Vereadores. Na posse, honrou o prefeito falecido e o trabalho à frente do município e as metas da administração que serão continuadas, como a construção do Hospital Municipal e as pavimentações.

Foto: Reprodução

E como ficará
Mas a situação é mais emblemática do que podemos imaginar. Idir, antes de falecer, já havia formulado apoio para sua sucessão. O nome escolhido foi do procurador do município Wilson Eidan, também PSD. O advogado sempre atuou nos bastidores da política, mas nunca à frente. Sempre teve bom relacionamento com ambos os lados políticos, mas nunca disputou uma vaga eletiva. Mesmo tendo apoio de Alexandre Curi e Sandro Alex, Wilson ainda não definiu a posição. Até porque está se vivendo um momento de luto na cidade e o clima ainda não é propício para estas decisões. Até mesmo porque Wilson seria candidato com o apoio do líder do grupo. Agora, o raciocínio é diferente.

Candidato Natural
O prefeito recém empossado, Orli de Cristo, deve ser candidato natural à reeleição. Até mesmo porque como Idir já tinha se manifestado pelo nome de Eidan, Orli organizava um grupo para compor uma chapa que teria pessoas próximas como o vereador Marcelo Nass. Agora, deverá haver muita conversa e nenhuma porta está fechada. Ter dois candidatos contrários trabalhando em um mesmo ambiente, não é uma situação ideal. Ainda, um outro nome pode ter força e mexer em todo o sistema que é do ex-prefeito Jorge Sloboda que tem muita tradição e respeito na política de Ivaí.

Nome novo em Fernandes
A disputa de Fernandes Pinheiro à Prefeitura do município está fazendo com que nomes novos apareçam. Alguns deles gozam de prestígio, mas não se pensavam como candidato. Um deles é o procurador do município, Cristhian Czeluzniak. Procurador do município a muito tempo, é diplomata, transita muito bem em vários grupos políticos e é de família tradicional da cidade. Vem crescendo como um nome a sucessão de Cleonice Schuck e teria os mesmos apoios políticos para a disputa. Além de ser pessoa de fino trato, é conciliador e, segundo comentaram à Rosinha, tem “zero” de rejeição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.