Barbie, o filme que parou o mundo é repleto de referências e originalidade

Leticia H. Pabis

Se você andou pelas ruas dos centros da cidade de Irati, ou possui qualquer meio de comunicação com o mundo externo, você com certeza notou que tudo anda muito cor de rosa nos últimos tempos. Isso se deve ao filme da boneca mais famosa do mundo: a Barbie.

Com roteiro de Greta Gerwig e Noah Baumbach, e direção também de Greta, Barbie se tornou um filme aclamado não só pela crítica, como também pelos fãs da boneca. O filme acompanha o dia a dia em Barbielandia, um mundo encantado das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem sem preocupações, apenas escolhendo os melhores looks, indo à praia e fazendo as melhores festas. Até que a Barbie ‘Estereotipada’ (Margot Robie), começa a ‘dar defeito’ e é obrigada a enfrentar o mundo real.

Para um filme relacionado à uma grande corporação como a Mattel, Baumbach e Gerwig souberam muito bem conciliar suas restrições com as sátiras e o deboche apresentados. O longa-metragem nos presenteia com uma jornada de autoconhecimento em um filme de fantasia e comédia, digno de uma Sessão da Tarde. E, apesar de arrancar boas risadas com seus diálogos e referências, não deixa a desejar com suas críticas à sociedade.

Quem foi aos cinemas achando que ‘Barbie’ seria apenas mais um filme de fantasia sobre a boneca, deu com a cara na parede. O filme aborda temas atuais, como a mortalidade, o existencialismo, além da dinâmica entre homens e mulheres no mundo real. A atuação brilhante de Robie e Ryan Gosling faz com que vivamos tudo o que o filme proporciona na maior intensidade.

No final das contas, um filme carregado de diversidade em seu elenco, contando com atores como Simu Liu, America Ferrera, Ncuti Gatwa, Sharon Rooney, Hari Neff e até mesmo John Cena, traz também referências de outras produções cinematográficas, como os filmes ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’ e ‘Matrix’, além de referenciar uma das maiores rivais de venda da Barbie, as bonecas ‘Bratz’, representadas por Sasha e suas amigas.

A cenografia, os figurinos e a maquiagem também trazem um toque de nostalgia ao longa, afinal, se você brincou de Barbie quando era criança, vai se sentir pequena outra vez ao se deparar com a casa dos sonhos da Barbie, o carro cor de rosa e os melhores looks da boneca.

NO MUNDO REAL…

Quando o filme impactante entrou em cartaz, chegou com ele a onda da cor de rosa, um impacto positivo nos comércios locais. As lojas estamparam suas vitrines com diversos tons da cor favorita da boneca, para que todos conseguissem entregar os melhores looks ao ver o filme nos cinemas.

O impacto é, com certeza, positivo, pois trouxe também o retorno de gerações mais antigas às salas escuras, em uma viagem à infância de muitas mulheres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.