Confira algumas dicas sobre melhores formas de manter a saúde no inverno

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

Todo inverno é a mesma coisa: nariz escorrendo, garganta doendo, moleza no corpo… não é? E se a gente contasse que é possível evitar esse tipo de sintomas ou, pelo menos, diminuir a gravidade deles? É verdade! Com os devidos cuidados no inverno, é possível passar uma temporada com muito mais saúde.


Essas doenças oportunistas das estações frias ocorrem por uma série de razões, como a queda da umidade do ar e das temperaturas em geral. No entanto, esse cenário também tem muito a ver com a nossa imunidade e será sobre isso que vamos conversar.


Por que é importante atentar para a saúde no inverno?
No inverno, é comum ficarmos mais doentes. Isso se deve, principalmente, a dois fatores: o ressecamento do ar e as aglomerações, que se tornam mais intensas devido à diminuição da circulação do ar.


Além disso, a queda da umidade do ar faz com que as nossas mucosas (revestimento interno) do nariz fiquem mais secas. Isso faz com que a proteção natural do organismo contra a entrada desses patógenos fique comprometida, nos deixando mais suscetíveis a adoecer.


Quais os principais problemas de saúde relacionados ao inverno?
No inverno, é mais comum que problemas como os seguintes apareçam:
• Gripe;
• Asma;
• Rinite;
• Resfriado;
• Bronquite;
• Pneumonia;
• Sinusite, entre outros.


Os principais sintomas desses problemas são coriza (nariz escorrendo), tosse seca ou com secreção, febre, mal-estar, espirros e dores pelo corpo. Além disso, é importante ressaltar que outros problemas respiratórios — como é o caso da Covid-19 — também podem ficar mais prevalentes no inverno. Todos podem nos afetar em qualquer momento do ano, mas é importante ter um cuidado extra nesse período!


Quais cuidados com a saúde você deve ter nessa época?
Agora, chegou o momento de você saber as dicas e macetes para cuidar da saúde no inverno. Vamos lá?

  1. Cuidar da hidratação: O primeiro passo para manter as doenças do inverno bem longe do seu dia a dia é manter a hidratação em dia. O nosso corpo precisa de água para realizar as reações vitais e, claro, para manter a imunidade sempre em dia.
  2. Arejar os ambientes: Abrir as janelas no frio pode ser bem difícil, mas é necessário. Caso esteja em um local fechado, busque deixar pelo menos algumas frestas abertas para que o ar circule e que os agentes causadores de doenças não fiquem concentrados no ambiente.
  3. Ter uma alimentação saudável: Manter uma alimentação saudável é um dos pilares de uma imunidade forte e apta a combater qualquer problema que vier pela frente. Capriche nas refeições, fazendo pratos coloridos e diversificados para que o seu corpo obtenha todos os nutrientes necessários para funcionar bem.
  4. Evitar aglomerações: Outra dica importante é tentar evitar aglomerações. Não é à toa que o isolamento social era uma das principais medidas contra a Covid-19, não é mesmo? Quanto menos pessoas em um local, menores as chances de contaminação com doenças respiratórias.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.