Revitalizando

Confira mais um papo confidencial

O prefeito Jorge Derbli, em uma parceria histórica com a ACIAI, apresentou aos associados e lojistas da área central um projeto para revitalização do centro da cidade. A ACIAI desenvolveu o layout que foi cedido à prefeitura e recebido por Derbli. A prefeitura entra na sequência fazendo o projeto e buscando o recurso. A última vez que o centro da cidade teve uma mudança significativa foi na década de 80, quando Alfredo Van Der Neut era prefeito. Isso há quatro décadas.

Sequência

Na gestão do prefeito Sergio Stoklos algumas mudanças foram feitas como a implantação de paver na rua 19 e XV. Mas não houve sequência. O que o prefeito Jorge propõe é um investimento no quadrilátero central que deve ser replicado em outros locais da cidade como na Rua Vicente Machado (Rio Bonito), Rua 19, Rua Trajano Gracia e outras.

Aposta no Traiano

Para implantar esse projeto de revitalizar, o centro da cidade com “pequenas salas de estar” ou “eco estar”, o prefeito Jorge Derbli apresentou o projeto ao deputado Ademar Traiano, presidente da ALEP. Cabe a Traiano fazer a defesa do investimento perante o governador Ratinho Junior. Este é um projeto em que todo mundo ganha: A Associação Comercial, proponente da ideia, o prefeito e o Governo do Estado que deixam a sua marca, e os comerciantes, por ter um espaço mais atrativo. Além da população que terá um moderno local de convívio, e geração de empregos.

R$ 3 milhões

A revitalização do Centro de Irati exige um investimento significativo

Voz para Todos

Com a missão de dar voz para todos, o governador Ratinho Junior aprovou a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas(CEPI-Pr).A frente deste projeto está Mauro Rockenbach, atual Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social do Estado do Paraná (SUDIS). Mauro diz que o Paraná tinha que dar amplitude a essa questão dentro da realidade do estado. Através do Conselho, se faz justiça com os povos indígenas que, agora, tem Voz dentro de seu próprio conselho. Isso é a mostra da sensibilidade do governador Ratinho em abrir portas para que tenham espaço na sociedade que vivemos. Na nossa região temos a presença constante da aldeia indígena de reserva, mas em Inácio Martins a Aldeia indígena do Rio D’areia tem expressão na comunidade local.

Verde é Vida

O prefeito Celso Kubaski participou nesta quinta (02) do plantio de 30 árvores no Parque Ambiental do de Imbituva, referente aos 30 anos do projeto “Verde é Vida” da Afubra. O projeto atua nas escolas municipais e também em propostas que trocam mudas de árvores por alimentos. No evento o prefeito falou da importância de investimentos no parque, que é um cartão de visitas de Imbituva.

NiñoSur

Aplaudido de pé durante a sessão de posse e eleição da Câmara Mirim, Raul Zainedin da Rocha, de 14 anos, é um exemplo de que o projeto pode ampliar as fronteiras dos alunos. Raul explanou sobre suas experiências de vida, de como a Câmara Mirim influenciou na vida dele e como adotou como bandeira o combate à violência contra crianças e adolescentes. Atualmente, ele é um dos três representantes do Brasil na Fundação NiñoSur para os Direitos Humanos, instituição que atua no Mercosul. Pela forma de se expressar e clareza de ideias, vemos nascer um político promissor. Quem sabe aí está uma geração que mude a política nacional.

Pavimentação

O deputado Aroldo Martins (Republicanos) esteve em visita a Irati na última quinta (2). Pastor da Universal, com emendas para Irati, colocou R$ 500 mil para ampliar a pavimentação da estrada que liga ao Pirapó. Ainda, destinou na área educacional um ônibus para o setor da Educação. Além de outras visitas, esteve também com a prefeita em exercício Ieda.

Ieda na chefia

Pela segunda vez no mandato, a vice prefeita Ieda Waydzik assume o comando do município. Ieda foi quem comandou Irati no início da gestão, enquanto Derbli se recuperava da Covid. Agora, Ieda estará no comando por 15 dias, enquanto o prefeito cuida de assuntos particulares. A vice tem espaço e voz dentro da administração, um espaço que Derbli procurou deixar claro no convite para o cargo e o faz durante a gestão. Integrada dos assuntos do paço, Ieda é uma vice presente, mas sempre respeitando o espaço do prefeito e agindo apenas quando é convocada. Receita de boa parceria.

Câmara Mirim

Sem dúvida um programa a ser seguido. Mesmo com os desafios da pandemia, a Câmara de Irati deu posse aos vereadores da Câmara Mirim para mais um ano. Sob o comando do presidente Helio de Mello, os vereadores foram diplomados, empossados e eleitos à mesa diretiva, ficando como presidente Otávio Rudunike. A prefeita em exercício, Ieda esteve presente e convidou os vereadores para fazerem uma visita ao executivo. Helio foi didático ao mostrar a importância de crianças e adolescentes se envolverem na política.

Visita

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, esteve visitando o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) e também a AMCESPAR. O convite foi dos prefeitos Junior e Cleonice que presidem as instituições. A pavimentação de Irati a São Mateus vai trazer inúmeros benefícios. Um deles é o tempo de viagem entre as cidades, que diminuirá consideravelmente, permitindo um acesso mais fácil a vários serviços que são prestados em Irati, como os de saúde, por exemplo. Atualmente, isso acontece em União da Vitória, cidade mais distante de São Mateus do que Irati. Segundo Benato, a conversa foi boa e prospera.

Gente Nova

O deputado Artagão Junior esteve na região acompanhado do empresário Newton Bonin. Artagão reuniu lideranças de sua base para apresentar o empresário, que tem pretensões de disputar uma vaga no Congresso Federal. Bonin, empresário de sucesso no ramo dos cosméticos, dono da Beauty Color, segunda maior empresa do país no ramo, não é debutante na política. Já foi candidato e agora, foi convidado pelo governador Ratinho Junior a concorrer a uma cadeira no Congresso pelo PSD. Trabalho esse que Bonin já constrói há mais de dois anos.

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio”

Sigmund Freud

Ipê Amarelo

O prefeito Leandro Jasinski e sua esposa Ghessi plantaram alguns ipês amarelos para comemorar o dia do voluntariado, 28 de agosto. O ato também simboliza a campanha Floresce Paraná, que incentiva o plantio de árvores. Segundo a postagem da primeira dama, o ipê antes de florir e cumprir o seu papel, perde todas suas folhas, e precisa de força e concentração máxima para que possa florir novamente e exibir toda sua beleza, mostrando o poder da natureza de se reerguer a cada nova estação.

Chaves da Cidade

O prefeito Junior Benato criou uma nova marca. Ao receber a visita da comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitã Carla Spak Sobol e Antônio Marcos, de forma simbólica entregou a eles, em nome do Corpo de Bombeiros, as chaves do município de Inácio Martins. A entrega da chave simboliza a liberdade do cidadão de entrar e sair da cidade à vontade, como um sinal de confiança dos moradores da cidade àquela pessoa.

Ambulância

O prefeito Lula Thomaz, de Teixeira Soares, recebeu do Governo Ratinho Junior, por intermédio do Deputado Emerson Bacil, uma ambulância 0 km. O prefeito está fazendo o repasse ao Hospital para ampliar o atendimento aos pacientes. O pedido foi feito pelos vereadores Juca Zalapata e Geronimo Tasior.

Big Brother Paraná

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou na manhã de hoje o projeto de lei que vai garantir mais transparência e controle sobre os gastos públicos estaduais, por meio da modernização da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Ao integrar sistemas, melhorar processos de auditoria e controle interno, e implantar novas tecnologias, a CGE vai ampliar a segurança dos pagamentos de despesas públicas, aumentar o combate a fraudes e diminuir risco de falhas humanas, e assegurar mais acesso de informação ao cidadão com o desenvolvimento do novo Portal da Transparência.

“Esses investimentos vão permitir a detecção de falhas ou desvios em procedimentos licitatórios, praticamente de forma automática, o que potencializa o impacto das políticas públicas lá na ponta e melhora muito o ambiente de negócios no Estado”, ressaltou o deputado Hussein Bakri (PSD), Líder do Governo na Assembleia.

Foto: Assessoria