Advogado iratiense tem artigo publicado em editora renomada

Desde 2020, João Ricardo Fornazari Bini é mestrando em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal

O advogado iratiense João Ricardo Fornazari Bini, mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (localizada em Portugal), teve seu artigo científico “Controle Difuso de Constitucionalidade”, que foi apresentado no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos e Fundamentais, selecionado e divulgado pela Editora IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo – uma das mais conceituadas e renomadas instituições de publicação de monografias e teses jurídicas de excelência. O IASP contribui para a reflexão e debates jurídicos, tendo grande relevância na área. 

Desde que ingressou no mestrado em Ciências Jurídicas em janeiro de 2020, o advogado vem desenvolvendo diversos artigos para as disciplinas dos módulos semestrais, uma das exigências da universidade, e através de muito estudo, elaborou o artigo científico para a disciplina de Direito Constitucional Avançado, do professor português Pedro Trovão, que foi selecionado, entre vários outros inscritos de todo o país, para publicação na literatura jurídica. “Foi algo muito marcante na minha carreira e trajetória de estudos. Estou feliz por contribuir com o meu conhecimento. Entre vários artigos em nível nacional que estavam concorrendo, ser um dos escolhidos para publicação de um livro renomado é algo muito significativo”, comenta João Fornazari. 

João é mestrando na Universidade Autõnoma de Lisboa. Foto: Acervo Pessoal

De acordo com Fornazari, assim que concluir o mestrado, ele pretende continuar publicando artigos científicos, lecionar em uma instituição brasileira e ingressar no doutorado na mesma Universidade lusitana, para publicar um livro sobre a sua tese de doutorado. 

Em Portugal, durante o período de aulas, consegue-se aprender com as experiências de professores de outros países e também trocar conhecimentos com colegas de turma de diversos estados brasileiros, que atuam em diferentes áreas jurídicas, como: assessores do STJ, advogados, magistrados, membros do Ministério Público e Procuradores.  

Carreira 

João Ricardo Fornazari Bini se formou em Direito em julho de 2003 e logo em seguida, passou no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No mesmo ano, foi aprovado no concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no qual atuou como oficial judiciário e assessor jurídico. No início de 2008 voltou para Irati, sua terra natal, onde atua como advogado em várias áreas com advogados parceiros. 

Possui participações em diversos congressos e especialidades em Direito Previdenciário, Processo Civil, Direito Notarial e Registral e Direito Tributário. Além disso, é um estudioso da área jurídica. Atualmente está cursando duas pós-graduações em Direito Previdenciário e vários cursos de atualização jurídica, além de aulas de francês, inglês e espanhol. 

Contato 

Em razão dos estudos e por conta da pandemia da Covid-19, o advogado João Fornazari atende somente com hora marcada em seu escritório, localizado na Rua Coronel Emílio Gomes, 46, no centro de Irati-PR. O horário pode ser agendado pelo email: [email protected] 

O escritório fica localizado na Rua Coronel Emilio Gomes, número 46, em Irati. Foto: Arquivo Pessoal