Câmara Mirim realiza primeira Sessão Ordinária

Foto: Jaqueline Lopes/Vereadores acompanharam a primeira sessão ordinária da Câmara Mirim, da legislatura 2018 Na última quarta-feira (15), as crianças

Foto: Jaqueline Lopes/Vereadores acompanharam a primeira sessão ordinária da Câmara Mirim, da legislatura 2018

Na última quarta-feira (15), as crianças mostraram mais uma vez que estão prontas para a política do país. Foi realizada na Câmara de Vereadores de Irati a primeira sessão ordinária da Câmara Mirim, projeto da Secretaria de Educação Municipal, da legislatura 2018.

Em uma sessão tranquila, os vereadores mirins conduziram a sessão sozinhos, e leram dez requerimentos, pedindo principalmente melhorias na estrutura das escolas. Também foram solicitadas readequações no trânsito em frente as instituições, que em muitas é precário e pode comprometer a segurança das crianças.

Os requerimentos agora serão enviados à Câmara de Vereadores de Irati, que marcarão uma reunião com os vereadores mirins juntamente com o prefeito para exporem as reivindicações ao executivo. Na palavra-livre as crianças convidaram os presentes para as comemorações nas escolas.

O presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Mello, acompanhou a sessão e diz que as expectativas são grandes com os mirins neste ano. Pudemos observar a ansiedade e o desejo dos nossos pequenos, desde já olhando pelo bem comum, desde as melhorias na escola, como nas calçadas, até reivindicações em construção de sala de aula pensando nos outros alunos que irão estudar nos próximos anos. Acredito que essa preocupação das crianças, juntamente com familiares, professores e escola já é uma aula de cidadania, comenta.

Melo também falou sobre os projetos elaborados pelos mirins e escolas. A gente percebe que não fica naquele individualismo, eles pensam no bem comum. E esse é o pensamento de quem trabalha no poder público, o político, pensa naquilo que pertence a todos. E precisamos despertar nessas crianças esse tipo de ação, esse tipo de atitude para que no futuro tenhamos bons frutos e bons resultados, expõe o presidente.

Foto: Jaqueline Lopes/Professores, alunos e coordenadores também assistiram os vereadores mirins

O projeto já está na sétima legislatura, e de acordo com a atual coordenadora, Dione Cristina Antunes, está sendo um sucesso. Eu sinto que esse projeto está cada dia melhorando, principalmente eles vão vendo o que faz um vereador, o papel deles. E é isso que eu almejo no projeto, eles estão mais amadurecidos, e estão mais cientes das funções, disse Dione.

Para ela, a primeira sessão foi de orgulho para todos que acompanharam. Eu fiquei muito orgulhosa deles na sessão, foi um exemplo. As crianças lendo, fazendo tudo, conduzindo sozinhas a sessão. Eu tenho sentido eles muito mais como protagonistas na idade deles, uma liderança que está surpreendendo, disse. Para ela, esse projeto mostra o futuro da política. Eu vejo que esse é o futuro da política, esse caráter na condição da coisa pública. Isso é que eu quero que as crianças levem para a vida delas, que eles vejam que o dinheiro púbico é uma coisa que precisa ser usada com responsabilidade, com o interesse de todos”, conclui.

Os Vereadores Mirins foram convidados para participar da Conferência da Criança e do Adolescente. As crianças terão uma capacitação antes, e segundo a coordenadora, isso traz mais conhecimento a eles, que aprendem como funciona e podem levar as ideias à sala de aula.