Canal Hídrico e Drenagem devem amenizar problemas de alagamentos

Soma das duas obras pode diminuir a situação na área central do município

Jaqueline Lopes

Nesta semana, iniciaram as obras de revitalização do Centro de Irati. Para começar, a Unas Construtora, ganhadora da licitação, fará a drenagem na Rua Munhoz da Rocha, mas isso só foi possível graças à obra do Canal Hídrico, que já amenizou a situação dos alagamentos na área central.

Esta foi uma das obras mais esperadas que saiu do papel. O canal hídrico diminui os problemas de alagamentos no centro da cidade, dando mais tranquilidade aos comerciantes e moradores, melhorando o escoamento do Arroio dos Pereiras. O recurso de R$1.152.709,56 do Ministério das Cidades foi viabilizado pelo deputado federal, Evandro Roman.

Canal Hídrico feito em 2018 para escoamento do Arroio dos Pereiras – Foto: Secom

Em 2018, foi feita a obra do canal e foram, aproximadamente, 200 metros de extensão, para confecção de galerias de 1,5 metro de altura por quatro metros de largura. Houve a instalação de bocas de lobo maiores no trecho da Munhoz da Rocha, para escoamento neste canal hídrico, passando em frente à Irabox, e descendo à esquerda da Praça da Bandeira, até cruzar a Conselheiro Zacarias, antes da rede ferroviária.

Oscar Muchau, empresário, diz que o Canal Hídrico mudou a situação na área central e a drenagem vai melhorar ainda mais. ”Agora, iniciou a drenagem onde canalizará até esse canal hídrico feito lá atrás, com as verbas direcionas pelo deputado Evandro Roman. São pessoas que estão trabalhando por Irati e merecem toda a nossa atenção”, disse.

“Desde as minhas primeiras visitas a Irati identificamos que o Canal Hídrico era um grande anseio da população, principalmente dos comerciantes. Desde então, trabalhei para que esse recurso se tornasse realidade”. – Deputado Evandro Roman

Na época em que começaram as tratativas para o Canal Hídrico, Muchau era presidente da Associação Comercial de Irati (Aciai) e foi uma das pessoas que esteve à frente para que acontecesse a obra. Junto de Marcielo Mazzochin, do na época vereador Xoxolo e o prefeito Jorge  Derbli, estiveram engajados com o deputado Evandro Roman, que atendeu o pedido e, com isso, foi possível concluir a obra. “Fomos felizes naquele momento que recebemos a notícia positiva do deputado e, na sequência, a concretização dos trabalhos”, destaca Oscar.

Roman sempre procurou identificar a situação de Irati, e sabia que esse era um anseio antigo da população. “Trabalhei para que o recurso do Canal Hidrico se tornasse realidade. Houve demora e muita burocracia, mas nunca deixei de acreditar. Agradeço ao prefeito Jorge Derbli e a equipe pelo empenho com o projeto”, comenta o deputado.

O Canal Hídrico é uma reivindicação antiga da população – Foto: Arquivo Folha

Para o prefeito Jorge Derbli, essa soma de obras vai ajudar na área central do município e diminuir as enchentes, por isso, para a revitalização está sendo investido R$ 1,2 milhão para drenagem. “Sempre falei que só iria fazer a revitalização se tivesse a drenagem, e agora começou. E esta obra, junto com o Canal Hídrico, vai amenizar a situação dos alagamentos na Munhoz da Rocha, que já gerou muitos problemas”, conclui.