Conselho de Cultura sugere mudanças no Organograma Municipal

Assessoria

Na última quarta-feira (02), o Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Irati – Paraná protocolou ofício endereçado ao Poder Executivo do município, no intuito de fazer duas sugestões ao Organograma da Prefeitura, ambas envolvendo diretamente a área da Cultura.

A primeira delas é que haja uma mudança no Departamento de Turismo, no sentido de que este setor passe a integrar a Secretaria Municipal de Cultura. “Tratam-se de segmentos intimamente correlacionados. O Conselho entende que, caso a Cultura e o Turismo estivessem subordinados ao mesmo órgão da administração direta, ou seja, à mesma Secretaria, seria possível desenvolver um planejamento conjunto de ações coordenadas entre si, que permitiria maiores possibilidades de avanço no setor público relacionado a estas duas áreas”, explicou o jornalista Leo Barroso, presidente do CMC.

A outra mudança sugerida pelo Conselho de Cultura foi que a Biblioteca Pública Municipal passe a ser subordinada à Secretaria de Educação, deixando de fazer parte da Secretaria de Cultura. “Tivemos, no ano passado, uma reunião específica para tratar sobre um projeto de revitalização da Biblioteca, proposto por Rodrigo Czekowski. À época, o que acabou sendo expressado de forma praticamente unânime entre os conselheiros, foi que a grande dificuldade para execução desta proposta seria a baixa disponibilidade de recursos para a pasta da Cultura. Assim, tendo em vista que a área da Educação é contemplada com um volume maior de repasses, e que o ambiente de biblioteca também é historicamente relacionado à Educação, consideramos que uma alteração neste sentido pode vir a facilitar a concretização das reformas necessárias à nossa Biblioteca”, citou Leo Barroso.

A proposta de encaminhamento destas sugestões foi colocada em votação no CMC durante a reunião ordinária do dia 22/02/2022, e aprovada por todos os conselheiros presentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.