De Argentina al mundo: casal viaja em motorhome com destino ao Alasca

Esther Kremer

O casal de argentinos Walter Moncagatta e Ayelen Galeano estão vivendo o sonho de muitas pessoas, viajar para diversos países conhecendo pessoas, culturas, curiosidades e, claro, o turismo de cada local. Em uma dessas tantas viagens, o casal decidiu conhecer o Brasil, logo depois as cidades do Paraná e acabou passando por Irati. Eles viajam acompanhados dos filhos Emma (6 anos) e Toro (3 anos).

A família já passou pelas cidades da Argentina, mais precisamente pelas cidades de Mendonza até Bariloche e, após, foram ao Uruguai e chegaram ao Brasil em Chuí, no Rio Grande do Sul, onde conheceram algumas cidades pelo estado e também a capital. Segundo os mesmos, visitaram algumas capitais como Florianópolis e Curitiba, mas que as cidades interioranas são mais amigáveis. “Gostamos muito das praias, mas o turismo nesses lugares é muito forte e não conseguíamos conversar com as pessoas, nos conectar. Nas cidades menores é mais fácil e fomos recebidos de forma muito calorosa”, comenta Walter.

INÍCIO DO SONHO

Em entrevista para a Folha de Irati, o casal comenta que a ideia partiu de Ayelen que tinha muita vontade de viajar pelo mundo. “Na Argentina estava complicado e eu busquei na internet como viver viajando, muitas famílias fazem o mesmo, apesar de não ser muito comum”, explica.

Segundo Ayelen, o marido não aceitou de início pois tinham uma filha pequena que logo iniciaria na escola, mas ela conseguiu convence-lo após mostrar que a filha poderia estudar em um sistema de ensino à distância oferecido na Argentina. “Depois de explicar sobre o estudo ele aceitou, então nós vendemos todas as nossas coisas e agora já estamos visitando o terceiro país”.

Ainda sobre o início da viagem, o casal conta que começou há três anos, no dia 25 de março de 2020, em Buenos Aires, na Argentina, mas que a aventura precisou ser interrompida cinco dias antes de encararem as estradas, pois o país fechou as fronteiras devido a pandemia da Covid-19. Isso causou dificuldade visto que o casal já tinha vendido todos os bens materiais para comprar o motorhome.

Segundo Walter, a família (na época apenas três) morou no motorhome por um ano, pois não podiam viajar. “Foi um ano depois disso que descobrimos que Ayelen estava grávida de Toro e então nós não conseguimos viajar novamente pois ela já estava com a gravidez avançada”.

O casal permaneceu em Buenos Aires e Walter começou a trabalhar como Uber na cidade para conseguir manter o equilíbrio financeiro da família, porém um episódio marcou a vida e fez com que deixassem tudo e seguissem de vez com os planos de viagem. “Eu fui assaltado enquanto trabalhava, levaram tudo e aí pensamos que era hora de sair da Argentina depois que Toro nascesse e assim fizemos”.

MEIOS DE SOBREVIVÊNCIA

Para conseguir dinheiro em todas as cidades por onde a família passa, eles desenvolveram uma forma de produzir incensos artesanais com a logomarca “Los Monks”. “É uma forma de conseguirmos seguir viagem, comprar comida e tudo que necessitamos. Deixamos, junto com o incenso, um papel com as nossas redes sociais para que as pessoas nos acompanhem também”, explica Walter.

Ainda, ele explica que nas cidades onde param revezam na venda do produto para que não fique cansativo e não precisem levar os filhos. “Em um dia a Ayelen vai vender os incensos e eu fico com as crianças, depois eu saio vender e ela fica com os pequenos. Nos revezamos”.

DESTINO FINAL E OUTROS SONHOS

O casal falou sobre o destino final da viagem, mas que não pretendem parar com a aventura. “A ideia desta viagem é percorrer toda a América e depois chegar até o Alaska. Vamos poder conhecer um pouquinho de cada país”, disse Ayelen.

Segundo ela, é bom conhecer pessoas novas, culturas, comidas de cada lugar e também ensinar aos filhos coisas novas sobre países e destinos por onde vão percorrer. “Eles gostam e aprendem muito com tudo isso”.

Segundo o casal, as amizades sempre os rodeiam e isso é uma das melhores coisas da viagem. “Fizemos muitos amigos na Argentina, no Uruguai e no Brasil. Estava contando e temos 45 lugares para ficar em todos esses destinos, então é incrível conhecer as pessoas”.

Para finalizar, eles deixaram uma mensagem para todos que tem o mesmo sonho, viajar pelo mundo. “Não são os mesmos problemas que vão acontecer, nem tudo que aconteceu com a gente vai acontecer com outras pessoas, mas tudo se resolve e a gente aprender a viver viajando e se conectando com as outras pessoas. Isso é muito bonito e nós não queremos parar”, disse, Ayelen.

Walter também deixou uma mensagem encorajadora para todos que tem qualquer tipo de sonho na vida. “As pessoas tem medo de se desprender das coisas materiais, quanto menos coisas materiais nós temos, mais nós estamos abertos a conhecer pessoas diferentes de nós. Se você tem um sonho, seja viajar ou qualquer outro, você precisa realiza-lo, pois você pode tudo”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.