Educação oferece oficinas a mais de 1.200 professores do programa Formadores em Ação

São profissionais que vão atuar no programa, ministrando cursos para outros educadores da rede estadual de ensino. Capacitação acontece nesta terça e quinta-feira. As oficinas serão ministradas por equipes da Secretaria da Educação e do Esporte

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove nesta terça e quinta-feira (18 e 20) oficinas destinadas a 1.200 professores. São profissionais que vão atuar no projeto Formadores em Ação, ministrando cursos para outros educadores do Estado.

A abertura acontece nesta terça-feira, às 18h30, com uma palestra do diretor de Educação da secretaria, Roni Miranda. Os temas abordados nas oficinas desta semana são Liderança e Gestão do Tempo, Premissas e Ética Profissional, Princípios de Tutoria e Metodologias Ativas.

“Uma das metas do professor formador é ajudar os professores da rede estadual a usar metodologias ativas, para que as aulas sejam interativas, com bastante troca”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

 

As oficinas vão fornecer recursos para os formadores, que vão compartilhá-los com profissionais de todo o Paraná”.

As oficinas serão ministradas por equipes da Secretaria da Educação, dos departamentos de Programas para a Educação Básica (para professores) e de Acompanhamento Pedagógico (para pedagogos). Participam 1.273 educadores.

FORMADORES – Desde julho de 2020, a Secretaria da Educação e do Esporte promove o grupo de estudos Formadores em Ação, que consiste em um curso ministrado por professores e, também, destinado aos docentes. A proposta é usar tecnologia e metodologias educacionais ativas para aprimorar práticas pedagógicas. Os cursos são específicos para cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

A professora Léia Desplanches dos Santos, que ensina Ciências e Matemática no município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, participou do Formadores em Ação e conta que o curso a auxiliou no uso de novas ferramentas nas aulas.

“Foi um aprendizado incrível. Confesso que no início do curso fiquei um pouco apreensiva devido ao uso das mídias tecnológicas no formato da educação remota. Mas, a partir do primeiro encontro, já me senti muito bem recebida pela tutora e isso contribuiu muito para que eu pudesse superar as expectativas quanto ao aprendizado”, comenta.

 

 

Hoje, posso dizer que a partir desse curso serei uma outra professora. É maravilhoso saber que estou no caminho certo”.