Irati é contemplada pelo Programa CastraPet Paraná

O intuito do Programa é o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses

SECOM

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.
Irati faz parte dos municípios contemplados pelo Programa, que está no contexto da Saúde Única, relacionando a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
Em breve, a Secretaria de Defesa Animal de Irati realizará a divulgação dos critérios de atendimento e abertura de inscrição, momento em que os tutores recebem as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura.
Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós procedimento.