Lançamento de dois livros marcam noite literária e cultura iratiense

Esther Kremer

Em comemoração aos 20 anos da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) e aos 150 da imigração polonesa no Paraná, foi realizado na sexta-feira (18), no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati, o lançamento de dois livros que marcam a cultura iratiense. O livro Estanislau escrito por Julio Marcos Bronislavski e o livro IIIº Concurso Literário – Foed Castro Chamma organizado por Luiza Nelma Fillus e colaboradores. Ambos os livros têm exemplares disponíveis no Sebo Centenário.

Na ocasião estiveram presentes os acadêmicos da ALACS, a presidente da BRASPOL, Nelsi Pabis, o coral João Paulo II, representantes do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Irati, Leonardo S. Barroso, a professora Zuleika Onesko, responsável pelo curso de língua polonesa no CCCC, familiares dos escritores e o público convidado.

A biografia de Estanislau Bronislavski é escrita por seu filho, Julio Marcos Bronislavski. No livro, o autor destaca fatos da vida do seu pai desde antes de sua chegada ao Brasil. Segundo o biógrafo, seu pai foi um homem exemplar e que ajudou muito em construções de grandes igrejas e edifícios em Irati e na região. A “biografia não tradicional”, como destaca Julio, conta causos e a também a história de Irati.

O livro organizado Luiza homenageia o poeta iratiense Foed Castro Chamma | Foto: Esther Kremer

“Meu pai era um pouco tímido, mas bastante espirituoso, ele teve uma vida bem difícil e veio para o Brasil com 18 anos, atravessando o oceano para um lugar que não conhecia, tudo para fugir da guerra”, explica.

Julio comenta que fazia mais de 20 anos que trabalhava na obra e conseguiu concluir. “Fui morar no Rio de Janeiro, nos anos 70, e quando eu voltava para Irati sempre conversava com ele, filmava algumas coisas e quando ele ficou doente, no hospital, eu o observava bastante. Por causa do Alzheimer, ele delirava e fui anotando tudo, depois pensei em fazer o livro”, explicou.

O livro IIIº Concurso Literário – Foed Castro Chamma organizado por Luiza Nelma Fillus, Bruno Pedro Bitencourt e Flávio José Dalazona conta com os trabalhos que participaram do concurso, o livro contém poemas, haicais, trovas contos, crônicas e micro contos.

Luiza comenta que não foi fácil organizar o livro, mas que o momento foi de muita felicidade. “Eu fico bastante feliz que pudemos fazer esse IIIº concurso que foi muito bem aceito pela comunidade, não só de Irati, mas de muitos lugares do Brasil e fora dele. É uma forma de divulgarmos o nome do nosso grande poeta Foed de Castro Chamma e de reconhecer o valor das pessoas que gostam de escrever”, disse.

O presidente da ALACS, Herculano Batista Neto, comenta que a noite foi muito produtiva e marcou o início das festividades de comemoração dos 20 anos da Academia. “Nós, enquanto academia, estamos muito felizes porque é um grande momento de retorno das atividades, estávamos todos parados neste momento pandêmico e retornamos aos eventos com duas obras maravilhosas. Só acrescentam na história de Irati”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.