Rio Azul realiza trabalho em conjunto de coleta de pneus

O motivo da ação é prevenir criadouros de mosquitos Aedes Aegypti

Durante o mês de abril foram coletados e encaminhados para destinação final um total de 247 pneus. O objetivo do recolhimento é combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 
A operação da Secretaria de Saúde de Rio Azul tem como finalidade conscientizar e orientar a população para eliminação de possíveis focos do mosquito. As ações foram feitas pelas Secretarias Municipal de Saúde e de Meio Ambiente em conjunto com a Empresa JF Pneus – recapadora, do município de Piraquara/Pr, que atualmente faz a coleta destes produtos que são encaminhados para o município de Araucária para destinação final.
O trabalho foi dividido em dois momentos de coleta, nos dias oito e 20 de abril. No dia oito, 117 pneus foram recolhidos, 60 de motocicletas, 52 de automóveis e cinco de caminhões. Já no dia 20, 130 pneus foram encontrados, 49 de motocicletas, 79 de automóveis e dois de caminhões. 
“Continuamos a buscar soluções para resolver os problemas, trabalhando em conjunto com as outras Secretarias e sempre buscando parcerias para desenvolver os serviços de qualidade que nossa população merece.” diz Wilson Assis Stresser, Coordenador Municipal de Endemias, em nota.

Por que não devo descartar pneus em locais impróprios?

Os principais criadouros do mosquito são os pneus estocados em locais inapropriados ou descartados de forma errada. O que resulta em criadouros de mosquitos Aedes Aegypti e causa danos ao Meio Ambiente. Os pneus demoram em média 600 anos para se decomporem na natureza.

Cristiana Schvaidak, secretária de Saúde de Rio Azul, destaca a importância da ação. Segundo a secretária, não se tem a doença no município, mas sim o mosquito responsável pela transmissão das doenças, por isso deve-se tentar ao máximo diminuir a circulação do mesmo. “Por mais que o momento seja do coronavírus, a gente não pode deixar a dengue de lado", aponta a secretária.