Saúde da mulher: Quatro cuidados que a mantêm longe de doenças

Conheça algumas das rotinas que ajudam a ter uma vida mais saudável

Qual foi a última vez que você tirou um tempo para se dedicar àquilo que realmente gosta e precisa? Com a rotina cada vez mais agitada e atarefada, acabamos deixando de lado, muitas vezes, cuidados básicos que refletem diretamente na saúde, desde um simples exame de rotina até uma boa noite de sono.

Então, que tal dar o primeiro passo para a mudança descobrindo quais cuidados garantem uma saúde mais plena? Veja a lista abaixo com seis atitudes básicas que ajudam a manter a sua vitalidade:

CONHEÇA SEU CORPO

Conectar-se ao próprio corpo te auxilia a reconhecer sinais que o organismo dá quando algo não vai bem. Observe-se diariamente, veja se há uma pinta nova na pele, inchaço, ponto de dor ou qualquer outra mudança. Sem tabu e sem vergonha, realize o exame de toque nas mamas e observe a região íntima, mantendo também uma rotina de limpeza adequada, que garante que a flora esteja mais resistente e previne infecções. Para te ajudar nessa etapa, você pode contar com Protex Íntimo, sabonete líquido com o exclusivo ácido láctico, fundamental para manter o equilíbrio dessa parte do corpo.

VÁ AO MÉDICO

A frequência de visitas será determinada pelo próprio especialista, mas é fundamental não descuidar e deixar de ir, uma vez que o acompanhamento correto garante mais saúde e qualidade de vida. Também não tenha vergonha de compartilhar dúvidas e descobertas sobre o seu corpo com o médico, já que ele precisa desse retorno para conseguir prestar o atendimento completo e identificar algum tipo de problema.

PRATIQUE O AUTOCUIDADO

Embora o autocuidado ainda esteja associado a uma rotina de beleza, seu conceito vai muito além. É verdade que ter um tempo para cuidar da pele e fazer procedimentos estéticos é importante, mas o autocuidado também abrange respeitar o descanso do seu corpo, praticar hobbies, marcar um check-up, investir em hábitos saudáveis e até mesmo realizar aquele desejo que você sempre quis, mas adia. Ou seja, autocuidado é aquele tempo para olhar para si e para as suas necessidades.

CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL

Ao pensar em cuidados com o corpo, é preciso ir além do físico e considerar aspectos psicológicos também. Durante o dia uma opção que pode ajudar a relaxar a mente é praticar meditação ou ioga, técnicas capazes de aliviar o estresse e promover a sensação de bem-estar. Para isso, encontre um ambiente calmo, sente-se em uma posição confortável e faça uma mentalização positiva e a respiração profunda. Se preferir, é possível ainda colocar música e flores no ambiente para se sentir mais relaxada.