Denise Stoklos é convidada para participar e realizar abertura da XIV Edição do Festival Internacional de Teatro Córdoba Mercosur

Assessoria

Há 40 anos, desde a primeira edição do Festival Latinoamericano de Teatro, a XIV Edição do Festival Internacional de Teatro de Córdoba Mercosur reafirma uma história sustentada ao longo de quatro décadas de atividades, sendo uma iniciativa pioneira na Argentina e na América Latina.

Denise Stoklos apresentará uma leitura dramatizada de sua obra ‘500 anos – Um fax de Denise Stoklos para Cristovão Colombo’, no Teatro Libertador General San Martín, em Córdoba, no dia 2 de outubro, às 20h.

A artista também ministrará sua palestra ‘Arte como Transformação Social’, no Salón de Grados, onde receberá uma distinção honrosa da Universidad Nacional de Córdoba, sendo considerada Visitante Especial/Ilustre pela Subsecretaria de Cultura da Argentina. Além disso, ela já recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Unicentro (Paraná, Brasil) e foi homenageada com a Ordem do Mérito Cultural, a Ordem do Rio Branco, a Ordem do Pinheiro, a Placa Comemorativa do Theatro São Pedro, APETESP, APCA, Shell, Mambembe, Romanian, Cuba, Edimburgo e outros prêmios.

A cerimônia de homenagem ocorrerá com todos os seus protocolos na tarde do dia 3 de outubro, no Salón de Grados, na cidade de Córdoba. Estarão presentes inúmeros convidados ilustres, incluindo representantes do Consulado de Córdoba e membros do Itamaraty.

Sobre a obra ‘500 Años – Un Fax a Colón’: A peça foi originalmente apresentada em 1992 em diversos festivais do Brasil e de outros países. A obra também foi publicada em espanhol. Agora, no Festival Mercosur, será apresentada uma leitura dramatizada em espanhol, tornando-se ainda mais relevante no contexto crítico dos debates sobre descolonização e decolonização. A peça é um manifesto e um ato de denúncia contra a exploração sofrida pelos latino-americanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.