Escola de Dança Ucraniana Sopilka se apresenta no 15º FENART

Leticia H. Pabis
Direto da cidade de Winnipeg, no Canadá, um grupo da Escola de Dança Ucraniana Sopilka veio se apresentar no Brasil. A primeira apresentação aconteceu em Foz Do Iguaçu, onde o grupo pode ter mais contato com a cultura brasileira pela primeira vez. No sábado, o grupo embarcou em uma viagem de oito horas até Irati.
Chegando no município, o grupo foi recepcionado na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Rito Ucraniano Católico, pelo Grupo Ivan Kupalo e após os artistas se direcionaram ao CT Willy Laars, onde aconteceu o 15º Festival Nacional de Arte e Tradrição Gaúcha entre os dias 19 e 23 de julho de 2023.
Em entrevista exclusiva à Folha de Irati, a diretora do grupo, Kristina Frikas, contou um pouco mais sobre a experiência internacional do grupo. “É a primeira vez que estamos no Brasil. Tudo é incrível, até o momento só estivemos em Foz do Iguaçu, onde dançamos nas Cataratas e em Irati fomos recepcionados pela comunidade Ucraniana e, agora, neste maravilhoso festival, não sabíamos o que esperar e isso aqui é incrível”, relatou Kristina.
Esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil e, também, tem contato com a cultura gaúcha. “Nós só estamos aqui por alguns dias por enquanto, e não consigo acreditar em quantas coisas fizemos e quantas mais estão na lista. As pessoas aqui são maravilhosas, calorosas e acolhedoras e toda a experiência, a comida, a bebida e a cultura está sendo incrível”, contou.
Após a rápida passagem por Irati, o grupo foi para Prudentópolis, onde se apresentou com outro grupo de dança ucraniano e seguiram para Curitiba, onde mais uma apresentação os esperava.
A equipe da Folha também entrevistou um dos dançarinos do grupo, Eric Schmnowski. “Nós viemos direto do ônibus, trocamos de roupa e entramos no salão e a atmosfera está nas alturas. Todo mundo está cantando e dançando, é incrível estar aqui, queria que tivéssemos mais coisas como essa em Winnipeg, onde todo mundo está elétrico”, contou o dançarino.
UCRÂNIA NO CANADÁ
A cultura Ucraniana chegou ao Canadá do mesmo modo que veio ao Brasil, por meio de imigrantes no período da 1ª e 2ª Guerra Mundial. Os integrantes da Escola de Dança Ucraniana Sopilka são canadenses descendentes de Ucranianos, que assim como no Brasil, fazem questão de manter a cultura viva em seu país.

Sthefany Brandalise
Sthefany Brandalise
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.