Exposição de pintura em tela será realizada na Associação Comercial no aniversário de Mallet

No dia em que o município comemora 107 anos, mostra da Associação dos Artistas Plásticos de Vale do Iguaçu é opção de cultura

Mallet está em festa, neste sábado (21), o município comemora 107 anos de sua emancipação política, com várias atividades na cidade, uma delas será a exposição dos alunos de pintura em tela da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, no dia do aniversário da cidade, com aproximadamente 15 artistas locais.

A Associação, fundada em 2015, está há dois anos atuando em Mallete desde então tem realizado diversas exposições em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Município. Além das exposições a Associação ministra cursos de Desenho realista e Pintura em Tela, tendo formado diversos artistas Plásticos na terra do grande pintor Paranaense Miguel Bakun. Os cursos são certificados e apoiados pela UNESPAR de União da Vitória. Os artistas que fizeram o Curso já participaram de diversas exposições, tanto no município como demais cidades que integram a ANSUPAR.

O presidente, membro fundador e artista plástico, Israel Checozi, da associação, conta a alegria em poder conduzir o projeto, por cidades de toda a região. “É difícil para cidades menores encontrar locais e profissionais que desenvolvam projetos de Arte voltados a crianças e jovens. A Associação preenche essa lacuna, tornando a Arte acessível a um público crescente. Pensamos que uma criança que está desenhando, pintando, fazendo um curso, não está na rua. Temos uma sensação confortante, principalmente quando a criança percebe sua evolução, visualizando que é possível e acessível a qualquer um tornar-se um grande artista. Devolver a esperança a quem nunca teve portas abertas é a melhor sensação do mundo”, conta Israel.

Para os interessados em realizar os cursos em Mallet, basta procurar a Secretaria de Cultura, para fazer a inscrição, a associação oferece oficinas gratuitas, além de um curso de formação com a universidade, com mensalidade.

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO VALE DO IGUAÇU

A Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu foi fundada em 2015, iniciando suas atividades com 15 Artistas fundadores no Município de Porto União – SC. Hoje a Associação conta com 104 Integrantes de diferentes segmentos artísticos: Pintores, desenhistas, caricaturistas, escultores e entalhadores. A Associação, desenvolve uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória e tem expandido suas atividades nos municípios vizinhos, entre eles: Bituruna, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin e Mallet. Além das muitas exposições individuais organizadas pela Associação, também foram feitas diversas exposições beneficentes, entre elas: Arte Rosa em Parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Arte Solidária em Parceira com a Casa de Apoio Amor Fraterno e Are do Bem em parceria com as secretarias Municipais de Cultura dos Municípios da ANSUPAR.

O grupo também ministra cursos de desenho e pintura em tela em parceria com as Secretarias de Cultura de União da Vitória, Mallet e Paulo Frontin, além de ser a responsável pelo projeto que estampou as Garrafas do Centenário de Porto União – SC e a Garrafa dos Artistas, um projeto realizado com a Destilaria Doble W.