Exposição “Irati em Imagens” acontece na Casa da Cultura

O evento está disponível ao público até dia 30/07

Leticia H Pabis com reportagem de Jaqueline Lopes

O 8º Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic e 7º Concurso de vídeo João Wasilewski que formam o 10º Concurso Irati em Imagens, teve seu período de inscrições encerrado no dia 25 de junho e na quinta-feira (15) a Prefeitura de Irati divulgou os vencedores, foram três vencedores em cada uma das quatro categorias, sendo elas: fotos atuais, especiais, históricas e temáticas.
O Secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati, Alfredo Van Der Neut ,esteve à frente da pasta nesta edição do concurso, e falou sobre a reforma da Casa da Cultura, onde está acontecendo a exposição das fotos participantes e das fotos vencedoras de todas as categorias. “Nós temos durante estes dias e até o dia 30 as fotos expostas que foram premiadas neste último concurso de fotos e vídeos, a Casa da Cultura então abriga, depois da reforma, a primeira apresentação”, comenta o secretário.
Alfredo também relata que “a pandemia ainda não terminou, estamos procurando nos cuidar e cuidar das pessoas, então estamos expondo quatro categorias de fotos já premiadas, que passaram por um corpo de jurados, passaram por uma avaliação criteriosa, onde a prefeitura oferece uma premiação para todos aqueles que foram classificados e também, este ano, haverá um sorteio entre todos os participantes de uma câmera Canon, um tripé e uma camiseta e estes sendo um presente que o prefeito Jorge Derbli está oferecendo”.
“É um evento que faz parte da nossa cidade trazendo mais alegria nestes momentos de tristeza. Podemos ver que existe uma retratação em cada foto, que o tema era Irati, nenhuma foto foi classificada se não mostrasse Irati. Todas as fotos são fotos históricas, por assim dizendo, porque também são registros deste momento de pandemia que estamos vivendo”, finaliza Van Der Neut.
A casa sede da Casa da Cultura ainda não está finalizada, mas o evento de premiação dos ganhadores do concurso acontece no dia 30 de julho.


PRIMO ARAÚJO

A Casa da Cultura também oferece, agora, um espaço destinado ao artista Iratiense, intitulado “Sua vida, sua Arte”. Este espaço abriga diversas de suas obras, que retratam a cidade de Irati antigamente.
Além das suas obras, o filho de Dário Araújo, José Araújo, montou uma peque oficina, que lembra a antiga de seu pai.
“Eu tenho uma honra em falar sobre meu pai e para meu orgulho o município sedeu dois espaços para eu montar um espaço fixo de Primo Araújo, que passou a vida inteira retratando e mostrando Irati e seus mais diversos aspectos que estão expostos nestes desenhos”, comenta Zeca, como é conhecido.
Zeca também conta que após o falecimento de Primo Araújo, aos 97 anos, ele tomou a liberdade de usar os desenhos do pai para montar o espaço que expõe as obras hoje, na Casa Da Cultura, e junto de cada obra que mostra o passado de Irati está uma imagem atual de onde se localiza o desenho. “Eu expondo aqui, e vai ficar exposto para que todos venham visitar e eu convido toda a população de Irati que prestigie o novo espaço da Casa da Cultura, agora com uma remodelação da Casa”, finaliza Zeca.