Esportes que integram Jogos Tradicionalistas despertam curiosidade do público

Kauana Neitzel
Quem passeava pelo Parque Aquático de Irati durante o final de semana se obrigava a parar pela curiosidade em saber o que estava acontecendo na área esportiva. O 10º Jogos Tradicionalistas marcaram o Nacional 2023 apresentando modalidades não tão comuns para a população da região.
As competições ocorreram em Irati e no CTG Rincão da Amizade, em Prudentópolis, com os jogos de Bolão, Bocha – Regra mundial, Bocha 48, Bocha Campeira, Tetarfe, Solo, Tava e Truco – modalidades.
O secretário de Esporte de Irati, André Demczuk, comentou que foi necessário aprender e adaptar os espaços para os esportes. “Já tínhamos um pouco de experiência sobre a Bocha mundial, que temos aqui em Irati, mas as outras não conhecíamos. A Bocha Campeira é bem parecida com a normal, mas em terreno aberto. As outras modalidades não tínhamos conhecimento, mas com a ajudo do MTG do Paraná, que é um dos organizadores, conseguidos disponibilizar toda a estrutura para o esporte”, conta.
Ainda, o secretário ressaltou com alegria que a população de Irati estava presente assistindo aos jogos, prestigiando, interando e tirando dúvidas com quem veio de fora competir. Vindo diretamente de Camaquã no Rio Grande do Sul, Anderson competiu na modalidade Truco à mostra e disse que se reúne semanalmente para jogar.
“Foram mais de 900 quilômetros para chegar até aqui, 12 horas de viajem e tudo pelo tradicionalismo, representar nossa entidade, representar a 16ª região que é uma das mais importantes hoje no tradicionalismo. Jogamos o truco toda segunda-feira no galpão, fazemos a janta e nos reunimos, fazendo amizades”, conta Anderson.
O time masculino de Bolão de Prudentópolis representou o Paraná nos Jogos se tornou campeão nacional. O objetivo dos jogos é preservar e divulgar os hábitos, os costumes, as tradições e o folclore rio-grandense.

Foto: Kauana Neitzel
Foto: Kauana Neitzel
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.