O melhor do esporte em 50 anos de cobertura

Esther Kremer

O esporte em Irati e em toda a região teve muita notoriedade nas últimas décadas e a Folha de Irati esteve presente na cobertura de grandes campeonatos, assim como nas conquistas do glorioso Iraty Sport Club, tudo era detalhado nas páginas do semanário e esperado pela população que consumia arduamente este conteúdo. Atualmente, o futebol na região, principalmente o amador, é um momento de o atleta regional se enxergar no jornal, que continua sendo um dos mais importantes veículos de comunicação.

Para contar a trajetória esportiva que a região já teve, a Folha convidou duas grandes personalidades que fizeram parte desta da história, o Luiz Carlos Ramos, conhecido como Bola, e o professor Antônio Alceu Jacopetti.

A cidade de Irati presenciou, juntamente com toda a região, diversos espetáculos em campo e em todas as modalidades esportivas, visto que o momento era propício para que este nicho de matérias pudesse ser explorado. Começando pelo time do Iraty Sport Club que foi campeão do Campeonato Paranaense em 2002, em 1993 foi vice- -campeão do Paranaense da 2ª divisão e conquistou o 3º lugar na famosa Copa São Paulo, a Copinha.

O comentarista esportivo, Bola, falou em uma das entrevistas da série especial de 50 anos sobre os motivos que levaram à Folha a escrever sobre o esporte. “O momento era aquele, as matérias políticas estavam ali porque os fatos estavam acontecendo e precisavam ser divulgados, e o esporte estava também acontecendo, o Iraty estava vivendo um momento fantástico com a presidência Sérgio Malucelli, o clube se transformou e a equipe foi crescendo, revelando bons atletas e atingiu a conquista de 2002 do Campeonato Paranaense”, disse.

Outro momento destacado por Bola, foi a participação do Iraty, com a cobertura da Folha, na Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, onde o clube conquistou o terceiro lugar do campeonato. “O Iraty perdeu de 3×1 para o Corinthians, mas participou desta Copa com um elenco muito qualificado e foi uma campanha formidável”.

Além de todos os grandes campeonatos que a Folha fez a cobertura, como o confronto entre Iraty e Vasco da Gama, o Bola também relatou sobre diversas personalidades do futebol que estavam presentes na cidade devido ao grande fluxo de jogadores que eram revelados pelo clube como os técnicos Renato Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo, Clodoaldo Tavares Santana, campeão do mundo de 70 e até o cantor Leonardo, que tinha comprado jogadores, e esteve presente no confronto entre Iraty e Vila Nova.

Outra grande personalidade que passou pela Folha de Irati, na década de 80, e viveu a época do esporte fortemente na região, foi o conhecido professor de Educação Física, Antônio Alceu Jacopetti, que escreveu por muito tempo as matérias para o semanário. “Eu colaborava mandando informações sobre as competições que promovia, mandava as matérias para o redator José da Silva. Na década de 80, eu entrei na Folha e assumi esta parte do esporte, mas precisei sair e na década de 90 eu retornei, com melhores condições na parte da estrutura, podia usar mais fotos e eu procurava sempre rechear a minha página esportiva com fotos, bons textos, olho de gato e eu me sentia muito bem fazendo isto”, comenta.

Segundo Jacopetti, na época em que esteve à frente do esporte no jornal, todas as modalidades tinham destaque, mas o futebol sempre se sobressaiu com os jogos do Iraty, depois o campeonato amador e outras competições menores.

Ainda, o professor falou sobre as dificuldades da época em relação as fotos esportivas e contou uma passagem. “Iraty estava jogando contra Cascavel e eu estava sentado perto do banco de reservas, vi que o jogador do Iraty chutou a bola em direção ao gol e eu bati aquela foto, foi gol. Eu fiquei entusiasmado, falei para o pessoal deixar reservado espaço na primeira página pois eu tinha a foto certa e quando eu fui ver, saiu apenas o bandeirinha e não apareceu nada”, comentou.

Copa Folha De Irati

A Copa Folha de Irati foi criada, segundo o Bola, que na época era ex-presidente da Liga Iratiense de Futebol, para comemorar, com o esporte, os 40 anos do Jornal Folha de Irati. “A Copa Folha foi pensada para que pudéssemos comemorar, com o esporte, os 40 anos da Folha de Irati, era uma competição para um ano, no máximo dois e, agora, estamos na 10ª edição. Não imaginávamos que se tornaria uma tradição”, relata.

A Copa acontece no segundo semestre do ano, como forma de incentivar e promover o futebol, bem como mostrar os diferentes talentos que se destacam durante cada rodada. Além disso, o torneio tem como objetivo promover a integração entre as equipes participantes e a comunidade local.

A Copa acontece no segundo semestre do ano, como forma de incentivar e promover o futebol, bem como mostrar os diferentes talentos que se destacam durante cada rodada. Além disso, o torneio tem como objetivo promover a integração entre as equipes participantes e a comunidade local. O que podemos perceber com o passar das décadas no jornalismo esportivo da Folha é que a essência permanece a mesma. Mostrar times, momentos e campeonatos que, na maioria das vezes, é pouco mostrado, é dar para estes atletas a notoriedade merecida, isto faz toda a diferença no esporte local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.