½  Século: Sempre presente

Kauana Neitzel

Já se passaram cinco décadas desde que as primeiras linhas foram escritas na Folha de Irati, jornal que criou raízes no Centro-Sul do Paraná. Nele estão registrados fatos que descrevem a história da região, que ainda permanece viva em cada livro de edições arquivadas. Foram contadas em reportagens escritas, fotográficas e vídeos as conquistas, tragédias e o caminhos de uma sociedade parao desenvolvimento. A cada ano, em especial neste, houve algumas mudanças, que mostram a evolução gráfica e editorial.

Atualmente, a versão impressa da Folha está presente em mais de nove cidades e atinge milhares de pessoas por todo Paraná, Brasil e,quiçá, o mundo através da internet. E é o jornal regional mais antigo em circulação ininterrupta dos municípios da Amcespar. Com tiragem mínima semanal de 4.300 exemplares, vem se consolidando no cenário da comunicação paranaensecomo um dos mais tradicionais do Estado.

Muitos profissionais já passaram por aqui e deixaram suas marcas, contribuindo para a construção do jornal.Hoje, a equipe é formada majoritariamente por mulheres, não só a redação,mas também o comercial e o financeiro, o único homem da Folha é o diretor, Nilton César Pabis. “Temos uma equipe jovem, buscamos isso para nos mantermos atualizados em todos os aspectos. São meninas que trazem novas ideias, não queremos ser um jornal que parou no tempo, corremos atrás dos novos métodos de comunicar”, comenta Pabis.

A credibilidade do jornal vem sendo alcançada ao longo de cinco décadas. Isso se deve as pautas que trazem consigo a responsabilidade social, algo que foi visível durante a pandemia da Covid-19, onde as informações verídicas foram de extrema necessidade em um emaranhado de fake news. A Folha ganha maior força na internet através do site, Facebook e Instagram durante a pandemia, atingindo mais de um milhão e trezentas visualizações por mês.

Falando de inovação, a cada arquivo da Folha é possível perceber a evolução gráfica durante este meio século de história. A forma de comunicação foi mudando, assim como a equipe profissional. Para comemorar o cinquentenário, a Folha traz nesta edição especial a nova marca, criada pelo design gráfico Silton Dietrich, que faz este trabalho para o jornal há 38 anos. A nova marca, em traços ousados, traz a ideia de modernização, do antigo ao atual, mostrando quem é a Folha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.