A importância da leitura e da escrita para crianças

A escrita é uma das formas mais antigas de comunicação do ser humano

Esther Kremer

A leitura e a escrita são processos fundamentais na vida do ser humano, esta forma de comunicação existe desde os primórdios da sociedade. A leitura de livros, jornais, sites, poemas e etc, podem aumentar o conhecimento, além de melhorar o vocabulário e a escrita. Estas formas de comunicação também são muito importantes para estimular a criatividade e a forma como entendemos o mundo.


A história da escrita

Segundo historiadores, uma das primeiras formas de comunicação surgiu há mais de 40 mil anos, com grupos de humanos que já dominavam o fogo e algumas ferramentas feitas com a lascagem de pedra, esta escrita ficou conhecida como pintura rupestre, na pré-história.
Na Mesopotâmia, a escrita era chamada de “cuneiforme” e foi criada pelos povos sumérios, por volta de 4.000 A.C. A escrita era feita em placas de argila, com aproximadamente 2000 símbolos, todos feitos da direita para a esquerda.
No Egito Antigo, não muito distante dos sumérios, a escrita passou a existir de duas formas, uma mais populares chamada de escrita demótica e outra utilizada em templos sagrados, com símbolos e desenhos, chamada de escrita hieroglífica.
O alfabeto romano só continha letras maiúsculas e foi aprimorado com o tempo, passando a se chamar “escrita uncial”. Este modelo foi utilizado até o século XIII (oito). Na Alta Idade Média, a pedido do imperador, Carlos Magno, o monge da Nortúmbria, Alcuíno, criou outra forma de escrita com letras maiúsculas e minúsculas, o que tornou a leitura mais difícil
Na China, a escrita foi criada há mais de três mil anos, por meio de um sistema ideográfico. São símbolos chamados de ideogramas. O país possui mais de 160 mil ideogramas, mas boa parte deles sofreu mudanças com o tempo. Hoje, são utilizados de cinco a oito mil caracteres, sendo apenas três mil utilizados para o cotidiano.
A nossa escrita, assim como a francesa, italiana e espanhola, tem origem no latim, por isso são tão semelhantes.