Alunos de Mallet realizam atividade sobre inclusão e respeito na escola

Esther Kremer e Escola Professor Orlando de Carvalho

Os alunos da Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho, de Mallet, mostraram o quanto a inclusão e a diversidade são importantes para viver em uma sociedade melhor. As crianças do 5º ano B, turminha dos professores Erailze de Lima, João E. da Luz e Rafael A.S. Krauczuk deram um verdadeiro “show” de empatia ao ajudar um colega cadeirante na realização de uma atividade da disciplina de Educação Física.

Os alunos deram um “show” de empatia ao ajudar um colega cadeirante – Foto: Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho

Os alunos colaboraram e participaram de uma atividade juntamente com o colega com deficiência física. Todos ajudaram nas adaptações necessárias para que o coleguinha pudesse participar ativamente da aula e se divertisse igualmente aos outros.

Segundo relato da escola, os alunos não distinguem ninguém por ser diferente e tratam a inclusão da forma mais leve possível. “Os alunos convivem diariamente com colegas que necessitam de atendimento especial e, dessa forma, aprendem que atitudes de respeito, de empatia, de generosidade, de gratidão e de colaboração são essenciais para uma boa convivência e um aprendizado para vida toda”.


INCLUSÃO E RESPEITO
A inclusão e o respeito são valores fundamentais para garantir que todas as crianças tenham oportunidades iguais para se desenvolverem e crescerem felizes e saudáveis. É importante que as crianças desde cedo aprendam a respeitar e valorizar as diferenças, desta forma, vão crescer como adultos responsáveis e com ótimos valores.

“Com estas atitudes, podemos
construir uma educação de qualidade e equidade”

Escola Professor Orlando de Carvalho

Para isso, é necessário que toda a comunidade trabalhe para criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todas as crianças se sintam seguras e respeitadas. Desta forma, o Folha Escola está cada vez mais incentivando a temática, mostrando atividades e textos que possam ajudar nesta tarefa tão humanitária e necessária para a vida em sociedade.

A inclusão e a equidade não são apenas questões de justiça social, mas também são essenciais para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Juntos podemos construir uma vida em comunidade melhor, mais segura e respeitosa. As crianças seguem exemplos, é um instinto natural, por isso precisamos mostrar atitudes que, certamente, farão a diferença.


A Folha Escola parabeniza a Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho pelo excelente trabalho desenvolvido com a turminha. Professora (o), quer aparecer na próxima edição do Folha Escola? Mande sua atividade pelo WhatsApp (42) 98423-2331.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.