Alunos de Mallet realizam atividade sobre violência contra mulher

Esther Kremer e Escola Divino Espírito Santo

Os alunos da Escola Muncipal Divino Espírito Santo, de Mallet, realizaram uma atividade alusiva ao mês de agosto, que é o mês dedicado a Conscientização de Combate a Violência Contra as Mulheres. Segundo a escola, todas as instituições da rede municipal de Mallet, em parceria com a Rede de Enfrentamento as Violências, trabalharam o tema com os alunos no intuito de fortalecer e instruir meninos e meninas.

Os alunos também realizaram diversas atividades como rodas de conversas com os professores, confecção de cartazes de conscientização e atividades envolvendo o tema.

Os alunos das turmas do 4º ano A, do 5º ano A e do 5º ano B participaram de uma programação especial para promover a conscientização e reflexão pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa faz parte das atividades da campanha “Agosto Lilás”, que mostra que no Brasil os dados de violência contra as mulheres são alarmantes.

O tema foi abordado em sala de aula a fim de favorecer a apropriação dos saberes pelos alunos e disseminação para a sociedade deste tema tão preocupante e relevante, pois é necessário trabalhar com os alunos a importância do respeito a todas as pessoas, e principalmente às mulheres.

As turminhas que participaram foram as do  4ºA, 5ºA e 5ºB – Foto: Escola Divino Espírito Santo

Pensando nisso, em busca de reduzir essa estatística, as professoras Daniele M. Horbacz e Lídia L. Blocki, convidaram a Delegada da Polícia Civil do município de Mallet, Dra. Natália Nichel, para conversar com os alunos sobre esse tema, afinal saber identificar sinais de risco e situações de violência é o primeiro passo para enfrentar essa situação que atinge as mulheres.

“O estudo, respeito, educação é fundamental na luta em defesa das mulheres”, disse a delegada.

Durante sua explanação, a delegada também perguntou aos alunos que profissão querem exercer no futuro, reforçando a importância dos mesmos se dedicarem aos estudos para conseguirem alcançar seus objetivos. Ela enfatizou ainda a importância das mulheres estudarem e terem a sua independência financeira, tendo em vista que os números mostram que mulheres que dependem de seus companheiros financeiramente são mais suscetíveis de violências.

A palestra foi fundamental para que as alunas saibam se defender e entendam que não podem aceitar ofensas, agressões, ou submissão, e também para que os alunos saibam respeitar as mulheres e suas vontades, seus direitos e suas fragilidades.

AGOSTO LILÁS

O tema do Agosto Lilás trata da conscientização da sociedade sobre às diversas formas de violência contra as mulheres. A campanha foi criada em referência à Lei de Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar as mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.