Atividade Física e exercício físico são a mesma coisa?

Na edição passada, falamos sobre o sedentarismo, as decorrências deste estilo de vida e como devemos agir para mudarmos nosso

Na edição passada, falamos sobre o sedentarismo, as decorrências deste estilo de vida e como devemos agir para mudarmos nosso cotidiano e fugirmos deste inimigo. Para isso, é importante então, entendermos as diferenças entre atividade física e exercício físico, e como devemos equilibrar estas ações para alcançarmos uma rotina saudável.

A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam gasto energético acima do que gastaríamos em repouso (OMS). Em outras palavras, é tudo o que fazemos em nossa rotina quando não estamos descansando, como andar decasa até a escola, brincar no recreio, passear como cão, ajudar em casa lavando a louça ou o carro, entre outros exemplos. Ela não é algo planejado ou sistematizado, simplesmente acontece pela necessidade natural do ser humano de existir e se relacionar com o meio e seu estilo de vida.

Já o exercício físico, é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de modo ordenado,com objetivos especificados. Por ter características de repetição e necessitar de conhecimentos aprofundados para a prática, deve ser executado com a supervisão de um profissional devidamente capacitado, de preferência, um profissional de Educação Física,para que trace um plano de treinamento, com objetivo, intensidade, duração e cargas ideais,de encontro ao perfil e o estado físico da pessoa ou em atividades coletivas. Ele desenvolve as habilidades motoras básicas como correr, saltar, equilibrar, arremessar, receber, chutar, rebater e quicar. Atua no ganho de massa muscular e melhora a capacidade respiratória. Os exemplos mais comuns são a musculação, o futebol, o basquetebol, o vôlei, a corrida, as lutas, a natação e muitos outros esportes.

Agora que já falamos sobre estas diferenças, vamos para o nosso desafio da semana:

LEIA O JORNAL COM OS PAIS E, JUNTO COM ELES, IDENTIFIQUE NA PIRÂMIDE DA ILUSTRAÇÃO AS ATIVIDADES QUE PRATICA AO LONGO DA SEMANA, E COM QUE FREQUÊNCIA. FEITO ISTO, DISCUTA EM CÍCULO, NA SUA SALA DE AULA, COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR, SOBRE COMO FOI O NOSSO DESAFIO.

OPINIÃO

“O projeto Folha na Escola é muito importante! Neste ano, com o tema qualidade de vida, que também é uma preocupação minha como Secretária. Acredito que devemos ter esta atitude desde pequenos, para termos uma boa qualidade de vida futuramente. E até mesmo, em relação ao uso da tecnologia, que isso é o assunto mais importante a ser discutido nos dias de hoje”. 

Secretária de Educação de Imbituva

Enilce Estela Schoeffel Simão