Escola de Fernandes Pinheiro está na fase estadual da Olimpíada de Português

A escola está entre as 42 melhores do Paraná e pretende representar o estado nesta fase

Esther Kremer

A Escola Municipal Genny Schumanske Kuller, de Fernandes de Pinheiro, está entre as 42 melhores do Paraná na Olimpíada da Língua Portuguesa. Este ano, a proposta do Ministério da Educação (MEC) para o 5º ano, do Ensino Fundamental, era relacionada ao gênero poema.
A Olimpíada está na 7ª edição e os gêneros variaram conforme o ano ou série da turma. Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio. A maior pontuação este ano foi destinada ao relato de prática de cada professor, com o objetivo de valorizar o trabalho do profissional nesta pandemia.
Além da escola que está representando município, outras participaram, sendo elas: Escola municipal Floresval Ferreira. Professoras: Cleri Maria dos Reis Mendes; Jaqueline Piegat Ferreira e Silvia Maria Pavelski; Escola Genny Schumanske Kuller. Professoras Jeane da Aparecida Biranoski Kuller e Marli Terezinha Viegandt Sausen e Escola Bituva dos Machados. Professora Rosmari de Lara dos Santos.

“Sabemos que não foi fácil, o mérito é da professora também, eles venceram este desafio” Izabel Soares de Andrade Jorge

Os alunos e a professora da Escola Genny Schumanske Kuller, localizada no Angaí, que participaram da competição na fase municipal, receberam da Secretaria de Educação um certificado de participação e os dois poemas vencedores receberam medalhas.
A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Izabel Soares de Andrade Jorge, explicou que na fase escolar, dois poemas foram escolhidos como representantes da escola e após esta etapa. Aconteceu a fase municipal, onde foi escolhido, por uma comissão julgadora, o representante do município. Segundo a coordenadora, a participação não era obrigatória, mas a maioria das escolas do município participaram da competição.
“Recentemente tivemos a alegria de receber a notícia de que ela está entre as 42 escolas melhores do Paraná, estamos no aguardo o resultado final e na torcida para que ela seja a representante do estado do Paraná”, comentou Izabel.
A diretora da Escola Municipal Genny Schumanske Kuller, Regiane Pereira Schavaidak, parabenizou a professora responsável pela turma e relatou que as docentes trabalharam com a estrutura do poema, facilitando a escrita dos alunos. “Nós ficamos muito felizes, é muito gratificante, os professores procuram trabalhar da melhor forma possível, então é muito gratificante este resultado”, disse.
A professora Marli Terezinha Viegandt Sausen, falou sobre a dificuldade de ensinar neste momento de pandemia, onde as atividades precisaram ser feitas via meet e com o uso de outros auxílios digitais. Para Marli, a sensação de chegar na etapa estadual é de pura alegria, pois a mesma participou apenas como forma de incentivar os alunos e fazer parte do programa proposto.
“É uma sensação muito boa, bem diferente e eu nem imaginava. Nós vamos continuar melhorando, incentivando nossos alunos para que sempre participam e tenham êxito no futuro”, finaliza.