Escola de Mallet realiza atividade sobre Dia Nacional do Livro Infantil

Turminha do 3º ano da Escola Municipal Santa Terezinha trabalharam a leitura através da tecnologia, utilizando ferramentas eletrônicas para estimulação das habilidades intelectuais

Escola Municipal Santa Terezinha

Comemora-se em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil porque foi nesse dia e mês, em 1882, que nasceu Monteiro Lobato, considerado o primeiro escritor brasileiro a produzir uma literatura voltada para as crianças. Pensando nisso, a temática abordada para a primeira participação da Escola Municipal Santa Terezinha no Projeto Folha na Escola no ano de 2024 foi pensando em abordar a importância ao incentivo à leitura através da tecnologia, utilizando ferramentas eletrônicas para estimulação das habilidades intelectuais de nossos alunos da turma do 3º ano de nossa escola.

A iniciativa do trabalho com o tema foi da docente Cléia Scheliga Rodrigues, professora regente da turma do 3º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, composta por alunos de 8 a 9 anos de idade moradores da área rural e urbana do distrito de Dorizon. O trabalho surgiu com o intuito de apresentar para as crianças, as contribuições de um renomado escritor brasileiro que teve grande relevância para a literatura nacional através de obras clássicas e que marcaram época.

A obra literária apresentada para os alunos foi o “Sítio do Picapau Amarelo” que narra as aventuras fantásticas que se passam no sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. As crianças, ao lado da boneca Emília e da espiga de milho falante Visconde de Sabugosa, protagonizam tramas cheias de magia, que contam com vários seres do folclore nacional como coadjuvantes. A obra foi apresentada aos alunos através de apresentação de episódios da história encontradas no Youtube e em seguida, trabalhada de forma visual e verbal através de atividades impressas e construídas durante as aulas e em seguida, utilizou-se da ferramenta Wordwall com jogos educativos em relação a temática trabalhada, estimulando as percepções visuais, auditivas e cognitivas dos discentes. A plataforma possui jogos educativos, disponibilizando atividades diversificadas, atrativas e estimulantes para o ensino e aprendizagem dos alunos.

Foram realizadas atividades diversificadas que abordaram de forma lúdica as mais diversas possibilidades da história, sendo trabalhadas na disciplina de Português (produção textual caça-palavras e cruzadinha e leitura), Artes (desenho da boneca Emília utilizando de recortes no cabelo da boneca). As crianças também se utilizaram de eletrônicos como notebooks e celulares de alguns funcionários da intuição que gentilmente ofertaram seus aparelhos para uso, sendo assistidos e orientados pela docente da turma na realização de uma atividade interativa virtual envolvendo um quebra-cabeça e jogo da memória para estimulação e efetivação da aprendizagem.

Fotos: Reprodução Escola Municipal Santa Terezinha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.