Produtores têm até 30 de junho para atualizarem seus rebanhos

Aqueles que não realizarem a atualização estarão sujeitos a sanções administrativas

Leandro Bianco

A Campanha de Atualização dos Rebanhos deste ano teve início em 1º de maio e vai até o dia 30 de junho. A realização da atualização é obrigatória para todos os produtores que possuem animais de produção. Deveram ser cadastrados todas as espécies de animais que existem na propriedade: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

Esse período é estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), para que ocorra a atualização de todos os rebanhos no Paraná. Aqueles produtores que não atualizarem seus rebanhos, depois do dia 30 de junho, estarão sujeitos a sanções administrativas, que podem gerar advertências ou multas. Além de ficarem impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A técnica em agropecuária e assistente de fiscalização da Adapar, Maria Elaine Simão Machado, explica qual a relevância da realização da Atualização de Rebanhos para o Estado do Paraná. “Em 27 de maio de 2021, o Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano. Então, hoje, o Paraná detém um status sanitário, ou seja, uma certificação que garante mercados internacionais para nossa agropecuária, isso influencia diretamente no preço de venda dos produtos agropecuários dentro e fora do Estado. Manter a atualização dos rebanhos em dia, gera dados e assegura que o nosso estado tem controle das doenças e do trânsito dos animais de produção, além de assegurar maior rastreabilidade dos animais”, disse.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, alerta os produtores sobre a importância de estarem com os rebanhos atualizados. “É muito importante que os produtores realizem a atualização dos seus rebanhos, para ‘ficarem em dia’ com a Adapar, pois, caso contrário, poderão ter a emissão de GTA bloqueada. Com isso, os produtores não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal, que é obrigatória para realizar o transporte de animais, por exemplo, de uma fazenda para outra, ou para um abatedouro”, ressalta.

De que forma os produtores podem realizar a atualização?

A atualização poderá ser realizada através do aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou de forma presencial em uma das unidades da Adapar, nos Escritórios de Atendimento municipais ou nos Sindicatos Rurais autorizados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.