Folha na Escola inicia sua 8ª edição

O projeto foi encerrado em 2019 e, agora, com a volta às aulas em 2021, o Folha na Escola também vai retornar

Esther Kremer

O Projeto Folha na Escola foi criado em 2013 após um estudo detalhado sobre os benefícios do uso do jornal em sala de aula. O projeto foi encerrado em 2019 e, agora, com a volta às aulas em 2021, o Folha na Escola também vai retornar. Estamos no 8º ano do projeto e contamos com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, do Sesi, do Núcleo Regional de Educação e também de outras empresas privadas.
Em 2015, recebemos o selo ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, do movimento “Nós Podemos Paraná” da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). O selo é fornecido para empresas e instituições que desenvolvem ações capazes de ajudar a transformar a realidade social. Em 2016, o Projeto foi finalista do prêmio Sesi ODS, que abrange todo o Paraná. Essa promoção está voltada para empresas que possuem projetos de desenvolvimento sustentável.

Ação da Folha Escola com alunos de Rebouça em 2018 – Foto: Arquivo Folha

O principal objetivo é o incentivo à leitura. Percebemos essa necessidade nos alunos, pois vivemos em um momento em que as redes sociais distorcem a língua portuguesa, assim, o programa vem com a finalidade também, de melhorar a escrita por meio da leitura dos jornais.
Por semana, o jornal Folha de Irati vai disponibilizar de páginas inteiras coloridas nas suas edições impressas, destinadas ao Folha na Escola. O conteúdo será produzido pelos alunos, professores e também pela equipe de jornalismo, e vai estar disponível em nosso site: www.folhadeirati.com.br. Além desses dois meios de comunicação, também temos nossas plataformas digitais, como a página Folha na Escola no Facebook, o Instagram do jornal, o Twitter e o YouTube, que vão estar disponíveis para auxiliar o projeto.
Com a pandemia, temos como objetivo ajudar os pais e os alunos na volta às aulas, mostrando os cuidados necessários para este momento, evitando a contaminação pelo coronavírus e disponibilizando informações sobre os cuidados necessários neste momento de empolgação tanto das crianças quanto dos funcionários.

Rafael Ruteski é diretor do Colégio Sesi e parceiro do projeto, com muito entusiasmo ele comentou sobre a volta do Folha na Escola. “O projeto é de extrema importância, pois ele conecta os alunos das escolas com as realidades das informações locais incentivando a leitura, que é a porta de entrada para a construção de novos conhecimentos”.

“Fizemos uma análise do projeto, juntamente ao currículo escolar que rege o nosso trabalho na rede municipal, e a proposta atendia todos os requisitos para a melhoria e o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. O projeto vai enriquecer e auxiliar o trabalho dos professores e dos alunos, ajudando em uma formação de melhor qualidade nas escolas em que o projeto vai atuar”, disse a Secretária Jandira Girardi.