Turma da Mônica: representatividade por meio dos personagens com deficiência

Esther Kremer

Todos conhecem a Turminha da Mônica pelos seus personagens icônicos como o Cebolinha, a Mônica, a Magali e o Cascão. Mas, em 2004, o cartunista e criador destes personagens, Mauricio de Sousa, entendeu a importância da representatividade e do respeito. Criando, assim, personagens com deficiência.
Até agora, oito personagens compõe o elenco criado por Sousa. Sendo eles:

Hamyr – locomoção: criado na década de 80, é um dos primeiros personagens a aparecer nos quadrinhos. Pouco lembrado na história da turminha. Segundo os quadrinhos, ele é um garoto simpático, comunicativo e inteligente. Usa muletas para se locomover, sempre tem muita facilidade para resolver as situações do dia a dia.

Luca – Deficiência Física: inspirado em atletas paraolímpicos. Usa cadeira de rodas e, por isso, a turminha o apelidou, carinhosamente, de “da roda”. Amante dos esportes, se destaca pelas suas habilidades.

Humberto – Deficiência Auditiva: criado na década de 60, Humberto é uma criança de sete anos, com muito entrosamento com a turma. Inteligente e sonhador. Ajuda o Cabolinha em alguns planos infalíveis!


Humberto adora ler livros sobre super-heróis e sempre brinca com a turma sobre seus livros e seus sonhos mirabolantes.

Edu – Distrofia de Duchenne: com uma doença rara, a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), Edu é uma criança muito brincalhona e tem um cachorrinho chamado “Sapeca”. O objetivo do personagem foi alertar sobre o diagnóstico precoce da doença.


Edu é um menino muito amoroso.

Tati – Síndrome de Down: inspirada em Tathi Heiderich, uma ativista da inclusão social, ela foi criada para ensinar crianças a respeitar as diferenças desde cedo. Carinhosa, a personagem consegue passar a mensagem com muito respeito e precisão.

Dorinha – Deficiente Visual: inspirada na educadora que perdeu a visão ainda criança, Dorina Nowill, a personagem transmite muita força de vontade. É uma fashionista, está sempre acompanhada do seu cão guia, o Radar. Tem os sentidos muito apurados e reconhece seus amigos de longe.

Bernardo – Nanismo: O garoto, que mantém o nome do personagem, tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo. Assim, afeta o crescimento dos ossos, o que resulta em uma pessoa cuja estatura fica abaixo da média. Bernardo é muito querido pela turminha, um menino simpático e alegre.

André – TEA: o personagem autista (TEA – Transtorno do Espectro Autista) da turminha tem, aproximadamente, quatro anos. Foi criado para uma campanha da Associação dos Amigos Autistas (AMA). É um menininho muito fofo, apresenta diversas características de pessoas com TEA, não olha nos olhos, não fala “oi” e “tchau” para os amigos e tem ecolalias. A turminha sempre da um jeitinho de incluir ele nas brincadeiras.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Agora que você já sabe sobre todos esses personagens, fique atento, pois em diversas páginas do Folha na Escola eles vão aparecer e você pode coleciona-los para montar um quadro, um cartaz, uma colagem e fazer uma atividade de inclusão com a sua turminha.


Falando sobre o respeito, a inclusão, a diversidade e diversos outros temas que podem incorporar uma aula produtiva e diferenciada.

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