Vereadores Mirins e Suplentes são empossados em Irati

Mesa diretora vai atuar na Legislatura de 2021

Esther Kremer

A posse dos vereadores mirins e suplentes ocorreu no dia 1º de setembro, na Câmara de Vereadores de Irati. Na ocasião estiveram presentes, o vereador e presidente da Câmara, Helio de Mello, a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, os vereadores José Ronaldo Ferreira, Teresinha Miranda Veres, Vera Gabardo e José Renato Kffuri, e também os pais dos alunos, professoras e diretoras de escolas.
O Programa acontece desde 2012 e tem como finalidade aumentar o pensamento de democracia e cidadania nas crianças, também o gosto pela leitura e a formação de bons candidatos para o futuro. Os trabalhos feitos pela Câmara Mirim vão estar disponíveis para toda a população no site www.irati.pr.leg.br.
O presidente da Câmara, Helio de Mello, comentou sobre a importância do projeto para o município e para as escolas. “Temos a absoluta certeza que é um projeto muito importante, e que deu certo e, a cada ano, ganha corpo. O Programa também trabalha na formação de cidadãos mais conscientes politicamente ao possibilitar aos estudantes a participação na vida pública”, disse. O presidente ainda deu exemplos de bons projetos feitos pela Câmara Mirim, como o Pomar Urbano e a escola no bairro Vila Nova.
A prefeita Ieda comentou sobre a cerimônia. “Meu coração está explodindo de orgulho e alegria. Não poderia ser um dia melhor para eu estar assumindo as funções de prefeita. Um dia cheio de esperança para o futuro, pois é isso que precisamos para o nosso município, pessoas interessadas politicamente”, disse.
Ieda ainda fez um pronunciamento diretamente para os pequenos vereadores, incentivando e encorajando os mesmos a levar ideias para a Câmara, ajudando no crescimento do município.
Otávio Rudunike, presidente da Câmara Mirim, disse que “é muito gratificante a oportunidade. Agradeço muito a quem votou em mim, quero agradecer a diretora da minha escola e a minha mãe que me incentivaram muito a participar do projeto. Vou representar muito bem a minha escola, vou fazer melhorias e ajudar a todos”.
Adriana Menon representou a Secretaria Municipal de Educação e agradeceu a todos os presentes pelo projeto. “Este trabalho com a educação é essencial, eu, como professora, sei da importância de envolver as crianças nesse meio e agradeço a todos pela bela execução desse trabalho”.
Durante a cerimônia, o ex-vereador mirim da Legislatura de 2017, Raul Zainedin da Rocha, deixou seu relato para os novos vereadores do projeto. “No ano de 2017, comovereador, representei a Escola Rosalina Cordeiro de Araújo e foi uma experiência incrível. As oportunidades de seguir na carreira de políticas públicas não param, mesmo depois da Câmara Mirim, em 2018, participei da Conferência Municipal dos Direitos das Criançase Adolescentes, e a experiência no Legislativo foi bastante importante.Este Programa serve para que toda criança seja bem protegida contra os rigores do tempo e os rigores da vida”, destacou.

Posse da mesa diretora
A Mesa Diretora da Câmara Mirim de Irati – Legislatura 2021 ficou composta da seguinte maneira:
Presidente: Otávio Rudunike (Escola Municipal Tancredo Martins); Vice-presidente: Ana Gabriella Maieski (Escola Municipal Antonina Fillus Panka); 1º Secretária: Hayane Alves Ferreira (Escola Municipal Francisco Stroparo); 2ª Secretária: Flávia Landucci Vieira (Escola Municipal Mercedes Braga).