Amcespar e CIS reúnem secretários de Saúde da região

No dia 02 de julho, a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMCESPAR) realizaram uma reunião em que contou com a participação dos secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da associação. O presidente interino da Amcespar, nomeado desde o mês de abril, Luiz Vanderlei Kawa, secretário Geral, acolheu todos os presentes e conduziu a reunião.  

Kawa falou da importância da reunião na área da Saúde, juntamente com os diretores e funcionários do Consórcio de Saúde, uma causa nobre em discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos e prefeita diante do Coronavírus (Covid 19). Vanderlei comentou a respeito do licenciamento dos prefeitos da diretoria da Amcespar, os prefeitos e prefeita pediram afastamento na Assembleia Geral da Amcespar e apresentaram os pedidos de desincompatibilização e, por este motivo, foi criada uma diretoria temporária, para finalizar o exercício fiscal deste ano 2020, com o compromisso de tratar dos assuntos internos e de expediente habituais da Entidade.

“Nesta gestão, estaremos dando continuidade aos trabalhos juntos aos municípios integrantes da Amcespar, sempre atuando na cooperação técnica, diante à necessidade de unir forças para que esses programas e projetos venham para auxiliar toda a nossa região Centro-Sul”, disse Vanderlei.

O prefeito Junior Benato, agradeceu a liderança do secretário geral, pela sua experiência de anos no trabalho técnico e administrativo junto a AMCESPAR e por assumir, interinamente, a presidência da entidade neste ano de 2020. Na condução dos trabalhos, seguiu-se os relatos dos Secretários (as) de Saúde a respeito dos convênios e programas junto ao Consórcio de Saúde, quais estão no término e prazos para a prorrogação. A dificuldade financeira dos municípios diante da pandemia e, na área de saúde, os secretários (as) municipais devem decidir as principais necessidades.

Secretários dos municípios e alguns prefeitos estiveram presentes no encontro (Foto: Reprodução)

Vários assuntos foram colocados em discussão entre os Secretários (as) presentes, um dos convênios comentados e discutidos em questão foi o COMSUS –Programa da SESA Governo do Estado , nasceu com o propósito de qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado para atender as necessidades de saúde da população; este  Convênio teve seu término em 30 de junho 2020.  Outro programa em questão foi sobre o PLANIFICASUS, que elevou os seus custos aos municípios. O PLANIFICASUS,  foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e tem parceria com o Ministério da Saúde. O Diretor do Consórcio, Fernando Almeida, fez suas colocações a respeito destes programas e convênios junto ao Consórcio, todos estão publicados no portal do CIS.

O prefeito Junior Benato defendeu o Consórcio de Saúde e comentou sobre as crises financeiras enfrentadas, lembrou das gestões anteriores que passaram por momentos difíceis e a união de todos os prefeitos e secretários (as) de Saúde, desta união buscaram uma solução, criar um consórcio para que juntos buscassem a  contratação de profissionais com especialidades na área da saúde, e conveniarem  novos programas e políticas públicas criadas para atender a população regional a nível dos Governos Federal e Estadual.

A prefeita Cleonice Schuk também fez suas colocações a respeito do CIS, disse da importância da diretoria ser parceira dos prefeitos e secretários (as) de Saúde, e decidirem, em conjunto, os investimentos e o que é preciso pagar de imediato junto aos programas e convênios prioritários, as administrações municipais terão seis meses até final de 2020, novas gestões assumirão as prefeituras em 2021, e devemos juntos deixar um legado de bons serviços prestados à população, vivemos momentos difíceis com a questão financeira com os cortes de programas e convênios.

A Secretária de Mallet, Lorena A. Soares, preside o Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde da 4ª Regional de Saúde (CRESEMS), fez seus comentários e disse da importância do Consórcio de Saúde e da participação dos Secretários (as) de Saúde junto a esta entidade. Falou da necessidade de todos contribuírem com o Consórcio de Saúde, participar de reuniões mensais e decidirem juntos com os prefeitos e os profissionais especializados programas para atenderem a população regional. Lorena protocolou junto ao Diretor do CIS, ofício 009/2020 solicitando que se inclua no Estatuto a criação do Conselho Consultivo de Secretários de Saúde, como órgão técnico voltado a subsidiar as decisões do Conselho Diretor do Consórcio.

Após as colocações, o presidente interino da AMCESPAR encerrou a reunião falando da criação do Consórcio de Saúde da AMCESPAR, quando, na gestão do prefeito de Teixeira Soares, Bartolomeu Pereira, e ele estiveram em Paranavaí para conhecer o então Consórcio de Saúde e trazer o Estatuto para formalização na nossa Entidade, hoje, atua com diante de tantas complexidades, as dificuldades sempre existirão, maiores programas e convênios são realizados, voltado, especialmente, para atender nossa população, quantos especialistas e técnicos na área da saúde atuam para atenderem nossa população regional dos 09 municípios integrados; foi uma das maiores conquistas da AMCESPAR.

Estiveram presentes na reunião, realizada com todas as restrições tomadas, distanciamento de todos, Secretários (as) de Saúde, também presente o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato e a Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuk. Presente também o Diretor do CIS-Consórcio de Saúde, Fernando Almeida, representando o Presidente Bertoldo Rover, prefeito de Imbituva.

Comentários estão fechados.