Eleito, Deltan Dallagnol faz vista a Irati para agradecer votos recebidos

Sthefany Brandalise, com reportagem de Jaqueline Lopes

O ex-procurador da lava-jato, Deltan Dallagnol, que foi o deputado federal mais votado do Paraná nas eleições 2022, visitou Irati na segunda-feira (10) para agradecer aos votos. Ele foi recebido na Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), conversou com o público presente e falou como será sua atuação na política.

Dallagnol diz que ficou sensibilizado com a votação e agradeceu o apoio. Ele recebeu votos em todos os 399 municípios do estado, e, segundo Deltan, em Curitiba, uma a cada seis pessoas depositou nele o voto para deputado federal. “Existe uma forte mensagem sendo passada, de apoio ao combate à corrupção, apresentando a posição e perspectiva”, disse.

Durante entrevista, o ex-procurador contou sobre suas propostas para os próximos anos, as mudanças que quer tentar implantar no Supremo Tribunal Federal (STF), e seu apoio ao candidato do segundo turno nas eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PL).

Deltan Martinazzo Dallagnol, nasceu em Pato Branco, no dia 15 de janeiro de 1980, é filho do procurador de justiça Agenor Dallagnol e de VilseDallagnol. É um jurista  e político brasileiro, especializou-se em crimes contra o sistema finaceiro e nacional  e lavagem de dinheiro. Coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato. Em 3 de novembro de 2021, pediu exoneração do cargo de procurador da República, e no dia 2 de outubro de 2022, foi eleito deputado federal pelo Paraná, sendo o mais votado do estado, com 344.917 votos.

PROPOSTAS

Dalton Dallagnol propõe uma mudança significativa no sistema judiciário, STF e prisão de segunda instância, além de combater a violência e tráfico de drogas. “Nós buscamos, justiça, reforma do sistema judiciário e do Supremo Tribunal Federal (STF), fim do forro privilegiado e da prisão em segunda instância. Infelizmente, o Congresso Nacional e o STF destruíram os nossos instrumentos de combate ao longo dos últimos anos. Sobre esse primeiro pilar da justiça, a gente precisa construir prosperidade. Para isso, a gente precisa de reforma tributária e administrativa, tornando o estado mais eficiente, investindo naquilo que mais gera desenvolvimento econômico social: infraestrutura, educação e tecnologia. Precisamos cuidar das pessoas, lutar contra todo tipo de violência, defender vida e família e atender as pessoas mais vulneráveis”, disse.

PROPOSTA DE MUDANÇA DE INDICAÇÕES NO STF

O ex-procurador afirma que é necessária uma mudança no STF, e vai buscar soluções para isso.“Nós temos como problema a insegurança jurídica, o ativismo judicial,entre outros. Isso pode ser resolvido via presidência da república, ou Congresso.Precisamos encontrar critérios mais técnicos e menos políticos, para inserir alguém no STF,necessitamos de pessoas mais capacitadas e qualificadas, não apenas indicações de outros políticos”, observa.

LAVA-JATO

Dallagnol diz que pretende reelaborar a lava-jato, para que os condenados por corrupção sejam punidos. “Hoje, é impossível você ter uma nova lava-jato quando não tem prisão em segunda instância. Os corruptos sabem que não vão ser punidos depois que são condenados, ou depois de serem julgados no tribunal de segundo e terceiro grau.Precisamos mudar esse sistema para voltar a colocar corruptos na cadeia”, disse.

APOIO AO CANDIDATO BOLSONARO

O ex-procurador já declarou apoio ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro, e o atual presidente destacou que quer conversar com Deltan. “Nós estamos conversando por meio de intermediários, para avançar pautas em comum, especialmente para o combate à corrupção. O que eu acredito que tem que acontecer é que o presidente Jair Bolsonaro desmistificar algumas preocupações, ou apresentar propostas e compromissos que possam acalmar a sociedade. Eu não acredito que o que faz diferença seja apoio de fulano ou ciclano, mas, o compromisso com propostas que sejam de interesse da população brasileira”, disse.

“Vou fazer o meu melhor para honrar cada cidadão de Irati que votou em mim. Preciso da ajuda de cada um para promover a transformação no Paraná”

Deltan Dallagnol

ATUAÇÃO NO PARANÁ

Dallagnol pretende investir não só em Irati, mas em todas as regiões do estado, e diz que para isso são necessárias reformas tributárias. “Muitas vezes as pessoas ficam disputando recursos ou atenção para seu município, quando, na verdade, é um erro. Precisamos nos concentrar em reformas importantes, para que não só Irati, mas todos saiam ganhando”, comenta.

OBRAS

O deputado explica que para essas reformas, é necessário que o estado obtenha recursos, mas com representantes corruptos no poder, o dinheiro não chega até seu lugar de destino. “Quem faz estrada, executa orçamento e escolhe as prioridades, é o governo Executivo. Fui eleito para ir ao poder Legislativo. Mais de um R$ 1 bilhão foram recuperados nas operações da lava-jato e permitiram o reparo do Trevo Cataratas, e outras grandes obras. Quando se faz reforma administrativa e tributária, a produção de riquezas aumenta, e essa é a atuação do Poder Legislativo Federal”, destaca. “O problema é que temos representantes incompetentes e corruptos, que desviam o dinheiro público. Se queremos mudança, precisamos colocar no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa representantes honestos e competentes. Vou fazer o meu melhor para honrar cada cidadão de Irati que votou em mim. Preciso da ajuda de cada um para promover a transformação no Paraná”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.