Confidencial
Esquenta o clima político em Rebouças

Das mãos de Michelle

Reprodução

O prefeito Rodrigo Solda de Rio Azul esteve em solenidade de entrega de um veículo zero quilômetro para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município. O evento aconteceu em São José dos Pinhais e contou com as presenças do governador Ratinho Junior, da primeira-dama Michele Bolsonaro, que fez a entrega dos veículos, e do ministro Osmar Terra. Mas quem aproveitou a oportunidade foi o secretário de Assistência Social de Rio Azul, Rodolfo Solda, que fez uma selfie com a primeira-dama do Brasil.

Aliviando o bolso

A prefeitura de Prudentópolis está inovando este ano no quesito material escolar. Além de doar o uniforme para os alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura tirou mais um peso do bolso dos pais. Está também colocando todo o material aos alunos de forma gratuita. Isso pode descontentar uma parte do comércio, mas em compensação os pais ficam agradecidos devido ao alívio no orçamento doméstico.

Cocari em Imbituva

Assessoria Cocari

O prefeito Bertoldo Rover pode comemorar mais uma conquista para Imbituva. Na manhã da quarta-feira (05), ele recebeu o presidente da Coocari, Vilmar Sebold, o superintendente Comercial e de Originação de Grãos, Éric Heil de Araújo, e a Assessora de Comunicação, Cláudia Carvalho, que oficializaram a implantação da Cooperativa no município. Mais uma vez isso significa geração de emprego na cidade e no campo. O cooperativismo cresce no Paraná e a vinda da Coocari é uma nova porta que se abre para o município e região. Trabalho sério trazendo frutos, né, Bertoldo? Na foto, tem o superintendente de Logística Integrada, Jacy Cesar Fermino da Rocha, o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, e o superintendente Comercial e de Originação de Grãos, Éric Heil de Araújo- na ordem em que aparecem.

Dificuldade à frente

A situação financeira pela qual passa o país traz um prejuízo aos atuais prefeitos pela queda na arrecadação e também pelas dificuldades administrativas, que a falta de dinheiro acarreta. Mas isso pode passar de mandato a mandato, porque se a arrecadação não melhorar os próximos prefeitos podem também ter sérias dificuldades populares.

Secretário de Claudemir volta no mandato de Zak

Segundo “informaçõesde cocheiras”, o prefeito Zak acertou sua migração para o PSD de Chico Cabral. De bônus, Cabral, que é o mandatário do PSD no município será nomeado secretário de Planejamento, cargo que já ocupou na administração do ex-prefeito, Claudemir Hertel, opositor de Zak. Para fechar o jogo, a esposa de Cabral deverá ser candidata a vereadora pelo PSD, substituindo a candidatura de Fran, sua filha.

O namoro

O PSD de Rebouças é de “propriedade” de Cabral. Homem forte do secretário Sandro Alex que tem o mando do partido na cidade. O prefeito Zak, que se criou na esquerda filiado ao PT, depois migrou para o PROS, uma forma mais branda de esquerda e, por fim, mudou toda a sua característica migrando para um partido de centro-direita. Tudo isso para bloquear que o PSD de Rebouças tivesse outro candidato avalizado pelo governo. Sim, passo importante para disputa. Traz o apoio importante do núcleo Chico Cabral e por consequência fideliza o apoio do governo, que sempre ajuda em período eleitoral.

Blindagem

Mas ainda existem dúvidas no ar. Zak não vem como presidente do PSD que fica, legitimamente, nas mãos de Cabral que deverá absorver também os correligionários que Zak trazer ao partido. Aí se justifica o cargo de secretário, para dar legitimidade a parceria, e não acontecer nenhuma surpresa nas convenções. Para mostrar o tamanho da amarra, o vice–prefeito, Fabio Chiqueto, declarou o apoio ao líder do governo, Hussein Bakri(PSD). O deputado até então apoiava o vereador Alessandro que é situação, mas tem movimentos de maior rebeldia em relação ao prefeito. O que parece é que o prefeito Zak lidera um efeito de blindagem dos seus políticos e defenestrando qualquer efeito surpresa.

Deserções

Mas esta mudança de ideologia tão repentina do prefeito Zak pode trazer alguns dissabores correligionários. Pessoas que sempre empunharam a bandeira do alcaide estão no momento e, diante dos fatos, se sentindo abandonados ou até mesmo traídos. Já se fala em deserção da militância que sempre defendeu o prefeito. E apenas para lembrar que estamos num país onde os eleitores votam mais no candidato do que nos seus apoios. Momento interessante para ser explorado pela oposição.

Água na Fervura

Em Imbituva, a corrida política está crescendo. Nomes como Geraldo Rocha, Celso Kubaski e Moraes demonstram maior empenho pela disputa. Mas alguns nomes que estão sendo cogitados podem colocar água na fervura de quem pretendia ter uma disputa fácil. Valmor Júlio, Acir Bobato e Fernando Deneka são nomes de peso no empresariado e que muitos esperam ver na disputa deste ano, compondo chapa ao executivo.

                                                          “30%”

Número que reflete a conclusão do asfalto que Liga a BR-277 ao Pinho de Baixo

“Para o bom andamento da política, não pode haver “falsidão”. -De um político local, escovado de traição

Cleonice no PSD

O deputado Sandro Alex, mais votado do PSD em Fernandes, já entregou o partido para a prefeita Cleonice Schuck. Via Whats ele confirmou que a prefeita está mudando para a sigla. Ela deixa o PP, em que apoiou Cida ao governo, e adere à base do governador Ratinho. Mais que importante é lembrar que este partido era em que o ex-prefeito Oziel era o presidente. Também, o prefeito Lula Thomaz de Teixeira Soares já anunciou sua ida para o PSD a convite de Sandro Alex.

Upa parada

Está parada no Conselho de Saúde a autorização para que a UPA de Irati deixe a característica inicial e possa ser utilizada como Pronto Atendimento e Base do SAMU. Segundo a secretária de Saúde de Irati, Jussara K. Hassen, já foram preenchidos todos os quesitos solicitados e mesmo assim o projeto ainda não foi aprovado. O Conselho é um dos passos iniciais. Depois passa pela 4ª Regional de Saúde, SESA, e após é encaminhado ao Ministério da Saúde para que então se tenha a autorização final. Será que tem candidato a prefeito no Conselho? Mas isso não deve ter nada a ver...

Fim dos municípios

Embora nossa região não seja afetada, a PEC que trata da extinção dos municípios com menos de cinco mil habitantes está dando o que falar. Esta semana, uma audiência pública, que encheu a casa, tratou do tema. Mas a movimentação de prefeitos, vereadores e deputados é grande para que o projeto não avance. No evento, foi aprovada a “Carta Paraná” que reage a proposta.